segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024
28.3 C
Vitória

Voto nulo ou voto em branco? Saiba qual a diferença

Voto nulo ou em branco? Afinal, qual a diferença. Com a proximida das Eleições 2024, dúvidas sobre os tipos de votos reaparecem. O que cada voto significa? Como eles funcionam e o que representam? Veja a seguir algumas dessas questões.

Voto nulo ou voto em branco?

O voto em branco está disponível na urna eletrônica por meio da tecla “branco”. Já o voto nulo ocorre quando é digitada, na urna, uma sequência de números aleatórios que não correspondem ao número de nenhum candidato ou partido.

Diferente do que muitos pensam, nenhum dos votos têm a capacidade de anular uma eleição. Tanto o voto em branco quanto o voto nulo são inválidos nas eleições brasileiras; ou seja, eles não têm nenhum efeito no pleito. A diferença é apenas como cada eleitor deseja invalidar o próprio voto.

Por isso, mesmo que mais da metade dos votos sejam nulos ou brancos, não é possível cancelar uma eleição, já que a Justiça Eleitoral não considera esses votos, mas somente os votos dados a candidatas e candidatos – os chamados votos válidos.

Votos em branco ou nulos vão para algum partido?

Não. Votos em branco e votos nulos não são contabilizados e não interferem no resultado das eleições.

Antes, o voto em branco indicava que o eleitor estava satisfeito com qualquer candidato de determinado partido ou coligação que vencesse a disputa eleitoral. Já o voto nulo era considerado como um protesto contra as opções de candidatas e candidatos no pleito. A regra mudou em 1997.

Atualmente, votos em branco e nulos servem apenas como registro da insatisfação do eleitorado com os candidatos na disputa 

*Com informações do Tribunal Superior Eleitoral – TSE

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -