segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024
28.3 C
Vitória

“Bons motoristas” poderão ter desconto no IPVA

Um Projeto de Lei (PL) que tramita na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) prevê a concessão de desconto no pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) a bons motoristas capixabas. De acordo com proposta, quem tiver o nome inscrito no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) poderá pagar o imposto abatido de 15% caso não tenha cometido infração nos últimos três anos da data de emissão do IPVA.

A proposta é de autoria deputado estadual Sergio Meneguelli (Republicanos). O desconto será gradativo e começará com 5% (um ano sem infração) e 10% (dois anos), sem a possibilidade de serem cumulativos.

O projeto ainda prevê que o proprietário que tiver o veículo autuado quando conduzido por outra pessoa (salvo em casos de roubo) não terá direito ao benefício. O benefício é condicionado à adimplência do condutor junto a taxas no Detran.

Segundo Meneguelli, a medida visa “valorizar condutores que respeitem as normas do Código de Trânsito Brasileiro, estimular a regularização cadastral dos condutores ao Regime Nacional Positivo de Condutores (RNPC) e incentivar a total adimplência no que tange a multas, IPVA e licenciamento do veículo”.

O RNPC, conhecido como Cadastro Positivo de Condutores, faculta à União, Estados e Municípios a concessão de benefícios fiscais ou tarifários a motoristas que não cometeram infração de trânsito no ano anterior.

*Com informações da Ales

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -