sábado, 22 de junho de 2024
23.9 C
Vitória

Câmara aprova funcionamento do comércio aos domingos e feriados em Vitória

A Câmara Municipal de Vitória aprovou, nessa segunda-feira (11), o Projeto de Lei 285/2023 que permite o funcionamento de todos os estabelecimentos comerciais na capital aos domingos. A nova regulamentação abrange estabelecimentos de todos os tamanhos e ramos, marcando uma mudança na regulamentação e na dinâmica comercial da cidade.

O Vereador Leandro Piquet, autor do projeto, destacou a importância da medida, enfatizando que “muitos trabalhadores utilizam os fins de semana para organização e preparação de suas rotinas, o que envolve necessariamente a realização de compras. O fechamento de comércios aos domingos e feriados vem causando estorvo na vida dos próprios trabalhadores e requer uma resposta para este problema”​​.

A iniciativa é vista como um avanço significativo para a economia de Vitória. Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), cada feriado em dia útil gera um prejuízo de R$ 2.46 bilhões ao varejo. Este projeto tem como objetivo superar o retrocesso tanto do ponto de vista da necessidade dos consumidores quanto do potencial de movimentação da economia capixaba​​.

Para o presidente da Câmara e autor da proposta, “o mundo do trabalho vem sendo alterado significativamente a cada ano e isso é um dos reflexos das mudanças sociais e dos avanços tecnológicos de nosso tempo. A semana de trabalho já não se configura de segunda à sexta e o comércio precisa acompanhar essa mudança.”

Com a aprovação do projeto, a expectativa, segundo Piquet, é de maior flexibilidade para consumidores e empresários, além de um estímulo à atividade econômica na capital, respeitando sempre os direitos trabalhistas assegurados por lei.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -