sábado, 22 de junho de 2024
23.9 C
Vitória

Câmara de Vitória: vereadores aprovam inclusão de símbolo de Síndrome de down em placas de prioridade

A Câmara de Vitória aprovou nessa segunda-feira (27) o Projeto de Lei 271/2023 que define que as placas de atendimento prioritário vão passar a ter o símbolo mundial da síndrome de down.

A inclusão dessa imagem destaca a prioridade no atendimento dessas pessoas.

O teor da matéria foi sugerido pelos alunos da escola Leonardo da Vinci que participaram da Sessão ordinária acompanhados pelo professor e ex-vereador Roberto Martins.

O presidente Piquet parabenizou os alunos pela iniciativa. “Parabéns aos alunos por estarem atentos à inserção das pessoas com deficiência na sociedade. O lugar da pessoa com deficiência não é escondido dentro de casa. É aqui, conosco, na Câmara, na rua, consumindo. Temos que respeitar as condições de saúde e as limitações que a vida deu para cada um. Hoje estamos construindo uma Vitória mais solidária”, destacou Piquet.

Os alunos Ilan Klein Bermudes e Maria Luiza Tebaldi Franco defenderam o Projeto de Lei e o processo democrático. Em seu discurso, Ilan Bermudes ressaltou que: “estamos representando nossa escola e muito felizes por participar desse evento para o qual nos preparamos desde o começo do semestre. Essa experiência é importantíssima para nosso desenvolvimento como indivíduos ativos no meio social em que estamos inseridos e alcancemos a democracia mais plena”.

Por sua vez, Maria Luiza Tebaldi Franco detalhou o objetivo do Projeto. “Nosso propósito é destacar a importância da inclusão das pessoas com síndrome de down em Vitória. Essa condição tem a ver com nós e não apenas com eles. Mesmo no dia de hoje, as pessoas com síndrome de down enfrentam diariamente desafios, que são encarados (pelos outros) como coisa comum, algo corriqueiro. Isso decorre da falta de percepção das pessoas”, alertou, descrevendo algumas dificuldades físicas que as pessoas com síndrome de down enfrentam.

A aluna defendeu a necessidade da inclusão do símbolo nas placas para assegurar o atendimento prioritário e caminhar no sentido de uma sociedade mais igualitária.

O professor do Leonardo da Vinci e ex-vereador Roberto Martins agradeceu o apoio unânime dos vereadores ao projeto.

Estiveram presentes na sessão os vereadores: Delegado Piquet (Republicanos), Aloísio Varejão (PSB), Anderson Goggi (PP), André Brandino (PSC), André Moreira (PSOL), Chico Hosken (PODE), Davi Esmael (PSD), Dalto Neves (PDT), Duda Brasil (União); Karla Coser (PT), Leonardo Monjardim (Patriota); Luiz Emanuel (Republicanos), Maurício Leite (Cidadania), Vinicius Simões (Cidadania).

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -