Assembleia Legislativa aprova mudança na idade para ingresso na PM

0
Polícia Militar. Foto Divulgação

Os deputados estaduais do Espírito Santo aprovaram, durante sessão ordinária híbrida realizada nessa quarta-feira (29), a ampliação da idade limite para o ingresso na Polícia Militar (PM). Com a adoção de emendas, a proposta altera de 28 para 30 anos a idade máxima para entrar no quadro de praças e oficiais combatentes e de 28 para 35 anos no caso de oficiais especialistas (área da saúde e músicos). A idade mínima de 18 anos é exigida na data da matrícula no respectivo curso de formação.

As alterações fazem parte do Projeto de Lei Complementar (PLC) 7/2023, de autoria do deputado Delegado Danilo Bahiense (PL). O texto modifica a Lei 3.196/1978 (Estatuto da PM capixaba). A proposição recebeu posicionamento favorável da Comissão de Finanças – uma vez que já havia passado pelo crivo de Justiça e Segurança. Ao todo, a proposta recebeu três emendas.

Curso de Formação de Oficiais

Da forma como o projeto foi acatado, militares da ativa dos quadros da PM e dos Bombeiros poderão ingressar no Curso de Formação de Oficiais (CFO) até os 35 anos de idade na data de matrícula.  O autor da matéria explicou que atualmente o teto para participação de concurso público é de 28 anos na PM e de 25 para CFO.

“Na Polícia Civil não tem idade. O policial pode entrar com 40, 50, 60 anos. Então essa idade, passando de 28 para 30 anos auxilia e auxilia em muito as pessoas de fora que querem entrar na corporação”, afirmou Bahiense.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui