terça-feira, 28 de novembro de 2023
24.4 C
Vitória

STF retoma julgamento sobre descriminalização do porte de drogas para consumo pessoal

Nesta terça-feira (2), o Supremo Tribunal Federal (STF) dará continuidade ao julgamento sobre a descriminalização do porte de pequenas quantidades de drogas para consumo pessoal.

O processo referente a esse assunto estava inicialmente previsto para ser julgado em junho deste ano, mas foi adiado em razão das sessões destinadas ao julgamento do ex-presidente Fernando Collor.

A análise da descriminalização do porte de drogas teve início em 2015, mas o julgamento foi suspenso devido a um pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes.

O caso aborda a posse e o porte de drogas para consumo pessoal, considerada uma infração penal de baixa gravidade, conforme estabelecido no Artigo 28 da Lei das Drogas (Lei 11.343/2006). As penas previstas para essa infração incluem advertência sobre os efeitos das drogas, serviços comunitários e medidas educativas, como a participação em programas ou cursos sobre uso de drogas.

Até o momento, três ministros – Luís Roberto Barroso, Edson Fachin e Gilmar Mendes – já emitiram seus votos, sendo todos favoráveis a algum tipo de descriminalização da posse de drogas.

O recurso em questão possui repercussão geral reconhecida, o que significa que sua decisão servirá como referência para todo o Judiciário brasileiro em casos semelhantes. A retomada do julgamento desperta a atenção da sociedade e pode resultar em importantes mudanças na abordagem das questões relacionadas ao porte de drogas para uso pessoal no país. Com informações da Agência Brasil.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -