A professora e ex-secretária de Educação de Cariacica, Célia Tavares (PT), vai ser a coordenadora do escritório do Ministério da Cultura (Minc) em solo capixaba. Ainda não foi publicada a nomeação, mas ela garantiu que a sua atuação no escritório é certa.
A criação dos escritórios como unidades descentralizadoras está prevista no Decreto 11.336, de 1º de janeiro deste ano, possibilitando, conforme afirma, a mediação entre os municípios, estado e a sociedade civil e o Minc, além de dar suporte logístico e operacional para as políticas de cultura.
O escritório funciona como um mediador entre o governo federal com os estados e município.
Além da professora, o escritório vai contar com um diretor e um cargo de chefia. Célia destacou que já foi aberto um edital de seleção para os servidores públicos federais que tivessem interesse em atuar no Minc.
Segundo ela, trata-se de uma questão de agilidade, pois contratar novos funcionários, demandaria mais tempo. Para o Espírito Santo, três servidores foram selecionados.
Nos bastidores políticos, o nome da professora é cotado para candidatura ao cargo de prefeita de Cariacica. Na última eleição municipal, em 2020, Célia foi para o segundo turno do município, obtendo 41,31% dos votos válidos.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.