Na manhã desta segunda-feira (3), o vereador André Moreira (PSOL) protocolou na Câmara de Vitória uma representação com pedido de impeachment para o prefeito Lorenzo Pazolini.
De acordo com o vereador, o pedido foi motivado pelo cometimento de crime de responsabilidade (Infrações Político-administrativas) e a punição está prevista, tanto na Lei Orgânica do Município quanto no Decreto Lei Nº 201/1967:
“Os motivos são três: primeiro o descumprimento da obrigação que ele tem de se apresentar semestralmente à Câmara. Ele não prestou contas nesse 1º semestre de 2023 como também deixou de prestar contas no 1º semestre de 2021 e só foi fazer isso depois que a Camila reclamou no Plenário. Nós estamos apresentando como compete pela Lei Orgânica Municipal um requerimento de cassação do mandato dele, que tem que ser apreciado pela Câmara”, explicou André Moreira.
O vereador também argumentou que o prefeito Pazolini não teria atendido a maioria dos requerimentos de informações e que ele teria utilizado o dinheiro público para se autopromover:
“O segundo é que ele desatendeu a maioria dos nossos requerimentos de informação. Na verdade, só 23,3% dos requerimentos foram atendidos pelo Pazolini. A maioria deles estão fora do prazo. A outra questão é que o Pazolini fez o uso de decretos do município da Área de Comunicação e Cultura para fazer a autopromoção. Ele faz contratação de shows e vai lá se apresentar junto com os artistas, que obviamente só aceitam a apresentação dele em conjunto, porque ele é o contratante naquele momento. Então a gente fez uma representação porque isso caracteriza improbidade administrativa. É dinheiro público sendo utilizado para autopromoção”, destacou o vereador em um vídeo postado em suas redes sociais.
No documento onde o vereador pede a abertura de processo de impeachment e cassação do mandato, estão listados três crimes de responsabilidade:
- Ausência de resposta a requerimentos de informação e indicações e respostas intempestivas.
- Ausência de prestação de contas semestral nos primeiros semestres de 2021 e de 2023.
- Atos de promoção pessoal em eventos culturais promovidos pelo município de Vitória onde o prefeito sobe ao palco para cantar ao lado de seus contratados.
Hiiiiiii. Faltam 18 meses para o fim do mandato. Será que dá tempo ?