Câmara de Vila Velha passará a ter 21 vereadores a partir de 2025

0
Fachada da Câmara Municipal de Vila Velha - Crédito: Reprodução

A Câmara Municipal de Vila Velha deverá ter, a partir de 2025, quatro cadeiras a mais do que tem atualmente. Os vereadores entraram em acordo e protocolaram uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica Municipal que aumenta de 17 para 21 o número de vagas no Legislativo canela-verde. Caso seja aprovada, serão 21 vagas em disputa nas eleições municipais de 2024. 

No entanto, os indicativos de que a pauta seja aprovada em plenário são grandes. A proposta foi assinado por todos os parlamentares, o que confirma o acordo. Segundo o presidente da Casa, Bruno Lorenzutti (Podemos), o número de 21 cadeiras foi considerado razoável, uma vez que Vila Velha tem mais de 500 mil habitantes. 

“Pelo de o município ter mais de meio milhão de habitantes, poderíamos ter até 25 vereadores, mas acreditamos que 21 seja um número razoável para aumentar a representatividade da população na Câmara”, comentou Lorenzutti.

Pela Constituição Federal, municípios com mais de 450 mil habitantes e até 600 mil habitantes podem ter até 25 cadeiras na Câmara Municipal. A população do município é estimada em 508,6 mil habitantes pelo IBGE em 2021. 

O presidente da Câmara afirmou que o projeto já foi protocolado, mas até a noite dessa quarta-feira (31) ainda não havia sido publicado no portal do Legislativo Municipal.

Vila Velha tem 508,6 mil habitantes, segundo o IBGE de 2021 – Foto: Divulgação/PMVV

Trâmite

A proposta precisa ser aprovada em dois turnos, com intervalo de pelo menos dez dias entre as duas votações e ter o voto favorável de pelo menos dois terços dos vereadores (12) nas duas sessões. Em seguida, a emenda é promulgada pela Mesa Diretora, sem a necessidade de passar pelo prefeito de Vila Velha,  Arnaldinho Borgo (Podemos). 

Proposta já foi aprovada em outras câmaras

A Câmara de Vitória aprovou no dia 2 de maio deste ano o aumento no número de vereadores, que passarão de 15 para 21 na próxima legislatura. Em março, Viana elevou o número de cadeiras de 11 para 13.

No dia 5 de dezembro de 2022, a Câmara da Serra votou a mudança de 23 para 25. Porém, os vereadores voltaram atrás na decisão e já aprovou em 1º turno uma nova emenda, que mantém o número em 23.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

Avatar
Eduardo Alencar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui