O Governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), assinou, nesta quinta-feira (12), o Decreto que Institui o Gabinete de Gestão de Crise. O órgão vai coordenar as ações de prevenção, monitoramento e resposta a qualquer tipo de atentado contra a democracia. O evento aconteceu no Palácio Anchieta, em Vitória.
O Gabinete será composto por representantes de órgãos do governo estadual, como a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Procuradoria-Geral do Estado (PGE), entre outros.
Outros órgãos foram convidados, como Ministério Público Estadual (MP-ES), Ministério Público Federal (MPF-ES), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Defensoria Pública do Espírito Santo (DPES) e Defensoria Pública da União (DPU), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Tribunal de Contas do Espírito Santo (TC-ES), entre outros.
O governador Renato Casagrande disse que o ato visto em Brasília no último domingo não pode se repetir e espera que o Gabinete de Crise não precise ser acionado.
“Nós precisamos estar precavidos para não sermos pegos de surpresa”, disse o governador.
Confira no vídeo a matéria sobre a assinatura do Decreto de Gestão de Crise.