Uma proposta para que a prefeitura contratasse vigilantes armados para escolas e creches foi apresentada à Câmara Municipal de Barra do São Francisco nesta terça-feira (29). Na apresentação em vídeo enviada ao MovNews, o vereador Reinaldo Neri Gomes da Silva (PSD) lembrou das vítimas dos ataques nas duas escolas de Aracruz.
Além de se solidarizar com as vítimas e familiares do atentado, Reinaldo justificou sua indicação dizendo que o caso pode se repetir. “Pensando nessa situação, não podemos falar que isso nunca vai acontecer na nossa cidade. Então, para a prevenção, faço a indicação dessa proposta de colocar seguranças armadas nas escolas”, ressaltou.
Em contato com a equipe MovNews, o vereador ressaltou novamente a importância da indicação. “A proposta também auxilia na vigilância do momento de entrada e saída das escolas, de possíveis traficantes que ficam nos arredores tentando vender drogas ou aliciar os alunos. Traz também mais segurança aos professores, e permite que possam lecionar com mais qualidade, sem se preocupar com o que pode acontecer”, conclui
Reinaldo disse ainda que a proposta foi bem aceita pela população e que agora aguarda a decisão do executivo, que vai avaliar se há possibilidade do município arcar com essa despesa.
O advogado e presidente da Abracrim-ES, Homero Mafra, discorda da opinião do vereador. Para ele, a contratação de seguranças armados para escolas e creches não é a solução para esse problema.
“Todas as vezes que temos fatos que chocam a opinião pública surgem soluções de emergência que visam muito mais dar uma resposta à população do que resolver a questão. Não é a segurança armada que resolve a questão da segurança nas escolas”, afirma.