O advogado André Moreira (PSOL) e o professor Vinicius Simões (Cidadania) devem engrossar o coro de descontentes com a atual administração da capital na Câmara de Vereadores de Vitória em 2023, quando assumem vagas deixadas pelos vereadores Camila Valadão e Deninho Silva, ambos eleitos deputados estaduais.
Vinicius Simões promete um mandato independente e fiscalizador, cobrando do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) ações efetivas em diversas frentes consideradas por ele essenciais e quem vêm sendo negligenciadas.
“Nosso mandato será independente, sem acordo ou conchavos políticos. O foco será defender nossa cidade e nosso povo, diante da precariedade atual dos serviços públicos oferecidos pela prefeitura. Faltam professores nas escolas, o atendimento nas unidades de saúde e PAs piorou muito, o trânsito está caótico com apagões diários nos semáforos, o que irrita a população. A população de rua bateu recorde na cidade e a mesma está muito suja, além dos apagões na iluminação pública. Vitória sempre teve bons prefeitos que, mesmo algumas diferenças ideológicas ou pontuais, conseguiram fazer boas gestões. A gestão atual destoa muito da história recente das últimas gestões”, afirma.
Um ex-PDT e um PSOL
Já o empresário Leonardo Monjardim, que apoiou o presidente Jair Bolsonaro (PL) e já foi filiado ao PDT, vai assumir a vaga deixada por Gilvan da Federal, segundo deputado federal mais votado no Espírito Santo.
Leonardo Monjardim é formado em Direito e tem pós graduação em gestão pública e de Cidades e mestrado em Educação, disse ter entre as suas bandeiras do mandato a Educação, Cultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico.
Monjardim afirmou que será um interlocutor da sociedade com a Câmara e Prefeitura, atuando na fiscalização do executivo. Monjardim disse que não fará oposição, mas vai cobrar da administração ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida do cidadão.
Entre André Moreira, Leonardo Monjardim e Vinicius Simões, somente Vinicius tem experiência parlamentar e chegou a ser presidente da Câmara de Vereadores de Vitória.
O advogado André Moreira, que assume o posto de Camila Valadão, deputada estadual eleita mais votada no Espírito Santo, diz que seu mandato vai ser de esquerda e de oposição à administração do prefeito Lorenzo Pazolini. Moreira defende a renovação dos atores políticos por meio da formação constante de novos quadros.
Entre as bandeiras que deve defender, estão fortalecimento dos serviços nas áreas de Educação, Saúde e Transporte, para que sejam de qualidade.
Nossa reportagem ouviu o vereador e deputado estadual eleito, Deninho Silva, sobre a renovação da Casa de Leis. Segundo ele, em quase seis anos como vereador, o que se viu na Câmara de Vitória é ressonância da sociedade.
“A capital possui um excelente quadro de vereadores que representam as regiões e segmentos da sociedade nas suas mais diversas áreas. Acredito que a nossa composição oxigena, trazendo nossas visões de modelo da cidade. Manteremos o diálogo com o Poder Legislativo Municipal, colocando nosso mandato à disposição de todos os vereadores”, destacou o futuro deputado.
Que bom. Esperança de renovação nessa câmara…