O ex-ministro da Educação, José Henrique Paim, foi confirmado nesta terça-feira, 8, como coordenador da área de Educação da equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
Paim participou de reunião em São Paulo com o ex-ministro da Pasta Fernando Haddad (PT) e especialistas para começar a traçar os problemas da área no governo federal e definir as prioridades.
Economista, Paim foi ministro da Educação no governo Dilma Rousseff. Na Pasta, foi também presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e secretário-executivo.
Segundo Haddad, o grupo deve indicar “dois ou três integrantes” para a equipe de transição, que terá 50 cargos. Entre os participantes estavam o ex-presidente do Inep José Francisco Soares, a socióloga Neca Setubal e o pesquisador Daniel Cara. Foi a primeira reunião do grupo de trabalho de educação. Na próxima semana, parte dessa equipe irá a Brasília.
Entre os problemas levantados no encontro de hoje estão a defasagem na alfabetização das crianças, a falta de recursos no Ministério da Educação e a desorganização da Pasta. O grupo deve entregar um relatório ao próximo ministro da Educação com diretrizes para a área.
Uma das principais preocupações apontadas são os “rombos orçamentários” da Pasta e a recomposição dos recursos que terá de ser negociada com o MEC.
“Temos problemas em várias áreas. O Orçamento vai ter que ser recomposto em várias rubricas para as quais não tem recursos suficientes para atravessar 2023”, disse Haddad.