domingo, 28 de abril de 2024
28.3 C
Vitória

“Fim da mamata e início de uma época tecnológica”, afirma prefeito de Afonso Cláudio

O Portal MovNews dá início a uma série de entrevistas com prefeitos e gestores municipais para traçar uma radiografia atualizada sobre os dois primeiros anos de administração pública dos 78 municípios capixabas após as eleições de 2020.
Em dois anos de administração, o prefeito de Afonso Cláudio, Luciano Roncetti Pimenta, é categórico em afirmar que “a cidade se livrou das amarras do passado, acabou com a mamata com o dinheiro público e deu um salto rumo ao futuro apostando em tecnologia e modernização”.

De acordo com o prefeito, Afonso Cláudio, distante 145 km da capital, Vitória, ficou muito tempo estagnada, a reboque dos demais municípios da região, a ponto de ter 5 dos 9 distritos e localidades sem cobertura de telefonia digital. Segundo ele, isso impactou diretamente o desenvolvimento econômico e tecnológico de grande parte da cidade.

“Nesses dois anos nós investimos na implantação do planejamento estratégico, algo que nunca houve. A cidade era administrada sob demanda e isso não era sustentável. Não dá para esperar os problemas aparecerem para encontrar a solução. Foi isso que fizemos, traçamos estratégias, alocamos recursos e definimos prioridades. Agora o resultado começa a aparecer”, afirma o prefeito Luciano Pimenta.

Rompendo o passado

Esta foi a primeira eleição que o prefeito disputou, marcando uma virada política em Afonso Cláudio, comandada há vários anos pelo grupo político do ex-prefeito Edélio Guedes. Apesar de elogiar o trabalho desenvolvido por Edelio Guedes, o prefeito Luciano Pimenta diz que encontrou enorme dificuldade em dialogar com o grupo que acompanhava o ex-prefeito.


Prefeito Luciano Pimenta

“Cheguei a ser denunciado 200 vezes por pessoas desse grupo que perdeu a mamata e teve que sair da administração porque não tem qualificação para estar lá. Nenhuma denúncia virou processo porque estou cercado de pessoas que querem o mesmo que eu: uma cidade com oportunidades, emprego e turismo sustentável. Quem quiser ajudar é bem-vindo”, alfineta.

Ainda de acordo com Luciano Pimenta, a sua administração aposta na digitalização dos serviços como forma de desburocratizar o atendimento e levar mais comodidade aos cidadãos, diminuindo inclusive a emissão de papel.

Outro avanço apontado pelo prefeito é o controle e gestão de frota implantado em sua administração. “Antes não se sabia nem quantos litros de combustíveis eram gastos mensalmente. Hoje temos economia pois sabemos quanto cada veículo oficial gasta. Temos manutenção e zelo com o patrimônio público”, afirma.

Na área da Saúde, Luciano Pimenta comemora o aumento nos recursos repassados à Atenção Básica de Saúde que, segundo ele, saiu de 15% para 26% da Receita Corrente líquida. “Ampliando a base, aliviamos o sistema, tratando, cuidando e ensinando o auto-cuidado”, diz.

Reeleição

O prefeito de Afonso Cláudio afirma, mesmo com dois anos de antecedência, que é candidato à reeleição. Primeiro, para dar continuidade a esse trabalho. Segundo, para preparar um sucessor que virá de seu grupo político.

Foi o prefeito que fez questão de comandar a volta da maior festa agropecuária da cidade, paralisada há 11 anos e que, agora, no início de novembro, levou mais de 40 mil pessoas à cidade. “Essa é outra frente de trabalho. Temos cachoeiras, infraestrutura de hotel e pousada, precisamos apoiar e qualificar o empreendedor, aquele que gera emprega e renda e fixa o trabalhador na cidade”, afirma.

Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem

Para fazer a revolução que o prefeito Luciano Pimenta vem pregando, ele conta com o apoio do governador Renato Casagrande (PSB), que vem ajudando a região com obras e infraestrutura.  No cenário nacional, Luciano apoiou o presidente Jair Bolsonaro e lamentou a derrota nas urnas.

Sobre o comentário na cidade de que ele pratica nepotismo na prefeitura, empregando a esposa como secretária de Meio Ambiente, Luciano Pimenta diz que a sua mulher, Valéria Hollunder Klipel, é formada em Engenharia, tem mestrado, doutorado e pós-dutorado na área. “Ninguém mais qualificada que ela no Estado para ocupar essa Secretaria”, defende.

Ao falar da Educação, Luciano Pimenta exalta a reforma e melhorias em 23 das 35 unidades escolares e a implantação da tão sonhada (por ele) Escola Cívico Militar na cidade. “Somos o terceiro município em nota no IDEB. Os resultados estão chegando”, provoca.

Um dos grandes desafios do prefeito, segundo avaliação dele mesmo é a valorização do servidor público. “Quando cheguei tinha gente ganhando menos que um salário mínimo. Corrigimos isso e vamos avançar ainda mais em estruturação de cargos e salários”, promete.

A cidade

Afonso Cláudio conta com 38 mil habitantes e fica a  145 km de Vitória, capital do Espirito Santo). O município está localizado na região serrana, onde se destacam o clima tropical de montanha, repleto de belezas naturais e com paisagens exuberantes e magníficas que fascinam a todos. O turismo do nosso município é composto pelo agroturismo com sua riqueza histórica e cultural, variedades de opções e uma ótima culinária.
Venha conhecer Afonso Cláudio.

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -