quinta-feira, 28 de março de 2024
27.2 C
Vitória

Jack Rocha é a primeira mulher negra eleita deputada federal no Espírito Santo

A única mulher eleita para representar os capixabas na Câmara dos Deputados é também a primeira mulher negra a ocupar esse espaço pelo Espírito Santo. Jack Rocha (PT) foi a oitava candidata a deputada federal mais votada, com 51.317 votos.

Jack Rocha tem 39 anos e nasceu em Colatina, noroeste do Estado. Essa é a terceira vez que ela entra numa disputa eleitoral. Em 2018 foi candidata a governadora, quando obteve 142.654 votos e se candidatou a vice-prefeita da capital, ao lado de João Coser, na disputa de 2020.

Ela foi a primeira mulher a assumir a presidência estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) e tem sua trajetória política marcada pelo ativismo social, na luta pelos direitos das mulheres e das pessoas negras.

“Assumir esse cargo é uma enorme responsabilidade. E não se trata de uma vitória eleitoral. É uma vitória política. Ao mesmo tempo que comemoro o fato de ser a primeira mulher negra a ocupar esse espaço, mais do que fazer parte da história, eu luto para que as outras mulheres ocupem esses espaços e não se sintam sozinhas”, declarou.

A futura deputada federal disse que vai atuar para promover mudanças significativas no que se refere ao aumento de oportunidades de trabalho, valorização do salário e combate aos crimes de homicídios de mulheres e de jovens socialmente vulneráveis.

“Minha ideia é municipalizar ao máximo as ações de políticas públicas para mudar essa estrutura social baseada no racismo que extermina nossos jovens e mulheres”, concluiu.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -