Domingo (2) é dia do eleitor apertar a tecla verde e confirma na urna. Aqui no Estado, algumas situações caminham para um cenário apontado há algum tempo. Para o Palácio Anchieta, o atual governador, Renato Casagrande, deve ser reconduzido ao posto de chefe do executivo por mais quatro anos. É o que apontam as últimas pesquisas divulgadas pelos mais diversos institutos.
A última contagem do IPEC, por exemplo, aponta que Casagrande liquidaria a fatura ainda no primeiro turno, com 53% das intenções de voto. Entretanto, os adversários lutam, nesta reta final, para mudar este cenário e acreditam que vão conseguir levar o pleito para o segundo turno. Missão um tanto quanto difícil.
Gurerino Zanon, nos últimos 15 dias, não parou de trabalhar. Poucas horas de sono e muita sola de sapato gasta para tentar surpreender nesses últimos dias. O candidato tem grande penetração no Norte e Noroeste do ES e espera que isso se transforme em votos para chegar ao segundo turno.
O ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos ficou isolado durante todo pleito. Sua campanha na TV e nas redes sociais deixaram a desejar. Sua mensagem parou, assim como ele, nas fronteiras serranas.
Já Aridelmo Teixeira, sem tempo de TV, não conseguiu transformar bons projetos em intenção de voto. Teve uma tímida campanha nas redes sociais. Nitidamente a comunicação também não funcionou.
Manato, por sua vez, acredita que estará no segundo turno. E assim como Zanon, vem rodando o ES inteiro. De acordo com sua assessoria, dorme entre 3 e 4 horas por dia.
Quando chegou para a sabatina do Jornal Movnews, por exemplo, tirou 10 minutos para descansar antes do início da gravação.
Fato é que Guerino subiu nas pesquisas e Manato estacionou. Será que o candidato do PSD terá folego para virar o jogo contra Manato e ir para o segundo turno com Casagrande? Existe uma última cartada? Existe tempo para tal?
Disputa pelo Senado
É a disputa que “pega fogo” no ES. Ainda de acordo com o IPEC, Rose de Freitas, com 31% das intenções, e Magno Malta, com 27%, brigam pela única vaga.
Malta, como não poderia deixar de ser, é o representante Bolsonarista no ES. E conta com isso para se eleger, além do forte apoio dos evangélicos.
Porém, pesa contra o ex-senador a varrida eleitoral sofrida na última eleição, quando foi rifado do Senado e sofreu forte rejeição da população capixaba. E diga-se, ela permanece lá em cima. Muitos eleitores justificam voto em Rose para não eleger Malta.
Outro candidato ao cargo, Erick Musso esbarrou em sua popularidade. E também no próprio partido. Primeiro foi lançado ao Governo. Rifado, desceu um degrau e sua candidatura ao Senado não emplacou em momento algum.
O candidato está longe de ser unanimidade entre os pares da Assembleia. Nos corredores da Casa, muitos dizem que ele quis impor condições que nunca teve: popularidade e voto.
Vale lembrar que Erick foi aliado de Casagrande e se distanciou do Palácio Anchieta após não demonstrar interesse em voos mais altos, além de algumas exigências.
Os outros candidatos têm números irrisórios na pesquisa.
Fato da semana
Vale registro o fato do Avante, que é o partido do Pastor Nelson Junior, ter abandonado a candidatura de Audifax Barcelos. Motivo? Falta de apoio. Apoio, leia-se, estrutura para campanha de Nelson ao Senado. Porém, tal fato não altera em nada a corrida ao senado, tampouco, ao Palácio Anchieta.
Por falar em Avante, o partido sairá bem enfraquecido deste pleito. Não formou chapa para deputado federal, não deve fazer nenhum deputado estadual e não vai eleger Nelson.
Quem será o mais votado?
No mercado político capixaba, há apostas para saber quem vai sair do pleito como campeão de votos: Amaro Neto ou Philipe Lemos?
Federal 2
E por falar em candidato a deputado federal, há tempos não é visto uma mobilização tão grande de um prefeito para emplacar seu vice, como Arnaldinho Borgo, em Vila Velha.
O prefeito foi figura onipresente na campanha de Victor Linhalis. Entretanto, não será tarefa fácil eleger seu vice em Brasília.
Dificilmente seu partido, o Podemos, vai eleger um Deputado Federal. Isso sem falar na forte concorrência na cidade canela-verde: Neucimar Fraga, Max Filho, Coronel Wagner, Rafael Favatto, entre outros.
Redação Mov News
Equipe de jornalismo do MovNews