quinta-feira, 28 de março de 2024
27.2 C
Vitória

Senador capixaba recebeu R$ 50 milhões por apoio a presidente do Senado

O senador capixaba Marcos do Val (Podemos) afirmou ter recebido R$ 50 milhões em emendas do orçamento secreto para apoiar a campanha de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) à Presidência do Senado. A informação foi publicada no fim da tarde desta quinta-feira (7) pelo jornal Estado de S. Paulo.

Segundo o Estadão, o caso aconteceu em fevereiro de 2021. Em entrevista ao jornal, Do Val conta que foi informado da “gratidão” pelo senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), articulador da eleição de Pacheco, após o resultado da disputa, que deu vitória ao aliado no comando do Senado.

“O critério que ele colocou para mim foi o critério de eu ter apoiado ele enquanto outros não apoiavam”, disse o senador ao jornal.

De acordo com o jornal, do Val negou que o apoio tenha sido dado em troca de votos. Porém, afirmou que a divisão foi estabelecida entre os líderes que estiveram ao lado de Pacheco na campanha.

“Eu achei até muito para eu encaminhar para o Estado, mas como questão de saúde, eu não vou negar”, disse ele, sobre o valor recebido.

A assessoria de imprensa de Marcos do Val respondeu o contato da reportagem no final da noite desta quinta-feira (7). Em nota, o senador afirmou que acredita ter sido “mal interpretado” na entrevista e pediu desculpas “por eventual mal entendido”.

Leia o comunicado na íntegra:

“Só posso acreditar que fui mal interpretado quando concedi uma entrevista por telefone. Jamais houve qualquer tipo de negociação política para a eleição do presidente Rodrigo Pacheco, que envolvesse recursos orçamentários. Afirmo com toda certeza que jamais aconteceu.

Fiz referência a existência de critérios no Senado para indicações transparentes de recursos por senadores, inclusive elogiando a postura do presidente Pacheco nesse sentido.

Sobre as específicas indicações que fiz de emendas orçamentárias desde que assumi o mandato, isso é uma prerrogativa parlamentar, totalmente lícita, transparente, um compromisso que assumi quando eleito para ajudar o meu estado e seus municípios.

Reforço mais uma vez que todo o recurso orçamentário recebido foi destinado ao Espírito Santo e por iniciativa própria sempre foram informados na sua integralidade ao Ministério Público do ES.

Peço desculpas por eventual mal entendido.

Senador Marcos do Val


*Matéria atualizada às 8h27 desta sexta-feira (8) para acréscimo da nota assinada pelo senador Marcos do Val e enviada por sua assessoria de imprensa.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -