sexta-feira, 29 de março de 2024
26 C
Vitória

Viana é a única cidade do ES selecionada para missão em Portugal

Viana foi o único município capixaba selecionado para integrar uma missão que vai a Portugal em novembro participar do intercâmbio cultural InovaJuntos. O evento busca soluções para problemas da administração pública a partir do cooperação da União Europeia, com a identificação de boas práticas e troca de experiências.

O projeto de cooperação triangular entre Brasil, América Latina e Portugal recebeu ao todo 64 candidaturas de municípios de todo o país e, destas, apenas nove foram avaliadas e classificadas para participar da Missão Técnica Internacional. 

Em entrevista ao Portal MovNews, o Secretário de Desenvolvimento Econômico do município, Cesar Albenes, disse que a ideia do projeto não é só conhecer práticas da gestão pública. “Temos o intuito de transferir muito conhecimento e inovação, não apenas para o nosso município, mas que vai acrescentar muito ao Espírito Santo”. 

O secretário também reforça que um convênio será realizado com municípios brasileiros e portugueses, no qual o município vai receber 5 mil euros (cerca de 27 mil reais na cotação atual) para a montagem e criação de um laboratório de inovação.

Os representantes já têm agendada ida a Valongo, cidade que faz parte da área metropolitana do Porto, em Portugal, e que, no âmbito da cidadania, conquistou três reconhecimentos internacionais. Além disso, é considerada uma cidade doze estrelas pelo conselho da Europa, tendo recebido também uma menção honrosa nos prêmios do Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP) em 2018.

O secretário disse ainda que o desenvolvimento será realizado com base nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), postulados pela ONU (Organização das Nações Unidas).

“Esses projetos e inovações ajudam a cidade a superar uma série de gargalos, com incentivos ao micro e pequenos empreendedores e é um reconhecimento do mandato do prefeito Wanderson Bueno”, finaliza. 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -