quarta-feira, 29 de junho de 2022
16 C
Vitória

Mais de 35 mil eleitores de Itapemirim escolhem novo prefeito e vice neste domingo (5)

Acontece neste domingo (5) a eleição suplementar para escolha de novos prefeito e vice-prefeito de Itapemirim, no Sul do Estado. Na fase final de ajustes para a realização do pleito, o sábado (4) tem sido de transporte e instalação das urnas eletrônicas entre as zonas eleitorais do município. Mais de 35 mil eleitores estão aptos a votar.

No total, serão 115 seções eleitorais – com uma urna cada – distribuídas em 37 locais de votação. Há ainda 15 urnas de reserva prontas para substituir algum equipamento que vier a apresentar defeito. A votação acontecerá entre 7h e 17h.

O Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) divulgou vídeos que mostram o trabalho das equipes escaladas para a tarefa. Com apoio da órgão, o pleito é conduzido pela 22ª Zona Eleitoral.

Mais de 681 pessoas contribuirão com o precesso eleitoral. São mesários, auxiliares de eleição, administradores de prédio, terceirizados, terceirizados, servidores da Zona, dos Núcleos de Apoio Técnico e de unidades do TRE-ES. A eleição terá o apoio das polícias Federal, Militar e Civil.

Nova eleição

A eleição suplementar se fez necessária após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassar a chapa de Thiago Peçanha e seu vice, Nilton Santos, o Niltinho. Ambos estavam filiados ao Republicanos, mas apenas o primeiro tornou-se inelegível por 8 anos.

Eleitos em 2020 com 51% dos votos, eles foram condenados no dia 31 de março na mais alta instância eleitoral por abuso de poder político e veiculação de publicidade extemporânea. Não cabe mais recurso à decisão.

Estão na disputa: Antônio da Rocha Sales (Progressistas), o “Doutor Antônio”, com Fabio Dagata (PSB) de candidato a vice; Zé lima (PDT), cuja chapa é completada por Carlinhos D’Bricio (Republicanos); e o ex-vice-prefeito Niltinho (PSDB), que não foi tornado inelegível pelo TSE e tem Rogério Paresqui (MDB) para seu vice.

Para votar

Ao todo, 35.456 eleitoras e eleitores estão aptos a votar neste domingo em Itapemirim. De acordo com o TRE-ES, esse é o número de cidadãos em plenas condições de comparecer às urnas para escolha de prefeito e vice do município.

Para votar, é preciso apresentar documento oficial com foto e o título de eleitor, ou apresentar os dados da inscrição eleitoral por meio do aplicativo de celular e-Título.

O TRE-ES esclarece que não haverá coleta biométrica e, por isso, ressalta que é fundamental que o eleitor leve documento de identificação com foto.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -