O Portal MovNews está acompanhando de perto as propostas dos pré-candidatos ao governo do Estado do Espírito Santo nas Eleições 2022. Enquanto os postulantes ao Palácio Anchieta vão montando seus projetos, é hora de conhecer um pouco do que pensa cada um em temas pontuais para a sociedade capixaba.
Uma das temáticas importantes a serem debatidas durante o pleito é o trânsito enfrentado pelos motoristas na região da Grande Vitória. Quem dirige sabe muito bem sobre o famoso “anda e para”: o fluxo de veículos nos horários de pico, aliado à falta de sinalização e às ausências de agentes de trânsito e de alternativas para a mobilidade urbana estão entre as razões dos congestionamentos
Para ajudar o eleitor capixaba, usando como base as escolhas dos partidos ou nomes já homologados, a reportagem ouviu os pré-candidatos a governador e perguntou: qual a proposta para o trânsito na Grande Vitória?
Aridelmo Teixeira (Novo)
Um dos pré-candidatos ao Governo do Estado no pleito deste ano é o empresário Aridelmo Teixeira. Ele iniciou sua trajetória como catador de latinhas e hoje se destaca como um dos principais nomes do Brasil na educação de negócios, com a Fucape Business School. Aridelmo deixou recentemente o cargo de secretário de Fazenda de Vitória.
Entre as suas propostas está garantir maior segurança no trânsito e mais mobilidade urbana na Grande Vitória.
“Nosso diagnóstico aponta que o deslocamento da Região Metropolitana da Grande Vitória está 35% maior do que o padrão internacional. Além disso, o número de acidentes de trânsito com morte está acima da média nacional. Isso acontece porque também falta liderança do Estado, na figura do governador, no Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória. Nossa primeira medida vai ser o governador assumir o protagonismo nesse órgão. O que queremos de fato é um deslocamento não só mais rápido, mas também mais seguro. Acredito que temos que ter um grande controle de tráfego, com inteligência artificial, unindo todas as grandes vias arteriais das cidades”.
Para isso, promete investir no que ele chama de micromobilidade. “São aqueles pequenos deslocamentos feitos pelos munícipes de forma mais eficiente e segura, seja usando bicicletas ou patinetes, desafogando as vias de grande circulação e garantindo a fluidez do transporte coletivo”.
Audifax Barcelos (Rede)
Segundo o ex-prefeito da Serra, o trânsito da Grande Vitória tem grandes desafios a serem vencidos. “As cidades cresceram bastante, o número de veículos também, mas a infraestrutura não acompanhou esse crescimento”, descreve.
- Redução de tarifas do Sistema Transcol e melhorias na frota de ônibus. “O preço pode ser menor, e os usuários do sistema podem ter mais conforto nos deslocamentos, com ônibus menos lotados e em melhores condições”.
- Criação de incentivos fiscais para baratear o preço de combustíveis e incentivo ao uso de combustíveis alternativos para a frota de ônibus, além de estender serviço do Transcol até Fundão.
- Realocar o Terminal de Carapina para evitar engarrafamentos. “O lugar mais correto para o terminal é a BR-101. Com a transferência, boa parte dos problemas de congestionamento da região serão resolvidos”, afirma.
- Priorizar o Aquaviário. “Isso já deveria ter sido prioridade há anos. Ele deve fazer parte do Sistema Transcol, com tarifa unificada com os terminais de ônibus, e deve complementar as demandas de transporte coletivo da Grande Vitória”.
- Fortalecimento da malha de cicloviária e incentivo ao uso de veículos não motorizados. “Precisamos interligar as ciclovias para que o ciclista tenha vias continuadas e possa chegar em segurança ao seu destino”.
- Manutenção permanente nas pontes da Grande Vitória. “Para garantir um trânsito mais fluido, sem necessidade de intervenções emergenciais”.
Carlos Manato (PL)
Em entrevista, o ex-deputado federal Carlos Manato afirmou que tem, entre as propostas, ações para melhorar a infraestrutura urbana. Uma delas é o retorno do Aquaviário, o sistema que desafogaria o trânsito entre as cidades de Vitória, Vila Velha e Cariacica.
- Promover intervenções em passagens de níveis nas ligações da avenida Adalberto Simão Nader com a Fernando Ferrari e a Dante Michelini;
- Elaborar projetos para dar início a uma 4ª ponte, que ligará Vitória a Vila Velha, e uma 5ª ponte, que interligará Cariacica e a Capital;
- Encomendar projeto executivo de construção do VLT (veículo leve sobre trilho) a médio prazo;
- Trabalhar em conjunto com as prefeituras a sincronização semafórica e a melhoria das vias de acesso às cidades.
Erick Musso (Republicanos)
Para o presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado estadual Erick Musso, é preciso criar um plano de mobilidade urbana integrado da Grande Vitória. “Há mais de 30 anos a gente não ouve falar em sistema integrado de transporte público. Não temos um plano de mobilidade urbana eficiente, mas sim projetos sem conexão”, sustenta.
- Apresentar projetos tecnológicos de referência que se adaptem à realidade do estado;
- Investimento em transporte de massa de qualidade e entender as demandas dos usuários do serviço público de transporte e dos motoristas de veículos particulares (demanda reprimida), para reduzir o número de acidentes, as horas perdidas no trânsito e a emissão de gases poluentes na atmosfera;
- Investir em logística para desafogar o transporte de cargas dos centros das cidades;
Outros
A reportagem tentou contato com os pré-candidatos Felipe Rigoni (União Brasil) e Guerino Zanon (PSD), por meio de suas assessorias de imprensas, mas não teve retorno com as propostas de cada um até a publicação desta matéria. O espaço está reservado para que Rigoni e Guerino, bem como suas equipes, apresentem os projetos.
Audifax melhor nome entre os candidatos
Audifax está preparado para administrar o Espírito Santo.
Com certeza o melhor plano é o De Audifax Barcelos, a superlotação, os engarrafamentos, a falta de ciclovias para os ciclistas, e entre outras coisas citadas na fala, são primordiais para nós usuários da malha viária.