Criado para dar amparo emocional às pessoas que estejam precisando de orientação e atenção em momentos de angústia, medo, depressão ou solidão, o Centro de Valorização da Vida agora conta com uma lei específica que obriga a divulgação do número de contato do CVV em Vitória.
Pelo projeto da vereadora Karla Coser (PT), o número 188 do CVV deverá ser afixado obrigatoriamente em placas e cartazes nos elevadores de edifícios comerciais, residenciais ou repartições públicas da capital. A Lei nº 9.840 foi publicada nesta quarta-feira (18) no Diário Oficial de Vitória.
O prazo para adequação dos estabelecimentos é de 60 dias, a contar da publicação.
A Lei publicada hoje altera a lei nº 9.674/2020 que já dispõe sobre a obrigatoriedade de
informação sobre disque denúncia no interior de elevadores.
A partir de agora, nas placas afixadas no interior de elevadores, além de números como Disque 100, Disque 180 e 181 para denúncia de violência contra mulheres, crianças ou adolescentes, pessoa com deficiência ou idosos e animais, deve constar o telefone 188 do Centro de Valorização da Vida para conversar e ter apoio emocional.
A vereadora reforça que “a atenção à saúde mental é um compromisso, sendo fundamental a participação conjunta do Poder Público, da iniciativa privada e da sociedade para proteger as vidas”.
Ainda para garantir que os estabelecimentos tenham ciência da nova legislação e para que ela se torne efetiva, Karla Coser afirma que fará várias ações de conscientização:
“Eu estava acompanhando e esperando a sanção da lei pelo Prefeito. Como a lei foi publicada hoje no Diário Oficial, a partir de agora vou enviar ofícios às entidades e também vou buscar pessoalmente informar as empresas responsáveis pela administração de condomínios para que todos os síndicos fiquem sabendo e se adequem nesse prazo de 60 dias. Eu sempre falo uma coisa muito importante: informação de qualidade salva vidas! Eu acredito muito nisso e no poder do diálogo e do apoio em rede para quem está precisando de ajuda.”
O CVV — Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo, em 1962, é uma
associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública
Federal, desde 1973. Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional e prevenção do suicídio para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo e anonimato.
CVV Vitória
Tel.: 188
Av. Alberto Torres, 153 – Jucutuquara
Horário: 24 horas
https://www.cvv.org.br/
Excelente! Parabéns pelo projeto, vereadora Karla Coser!
☎️🎗️💛
Obrigado por sempre estar com a gente.