quinta-feira, 19 de maio de 2022
16.9 C
Vitória

Novo homem forte da Segurança no ES assume sábado (2)

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) tem um novo chefe. Trata-se do coronel da reserva da Polícia Militar (PMES) Márcio Celante Weolffel, que assume no próximo sábado (2) o cargo deixado pelo também coronel da corporação Alexandre Ramalho para a disputa das eleições em outubro deste ano – possivelmente mirando uma vaga no Senado Federal pelo Republicanos.

Com 53 anos, Celante é natural de Vitória, bacharel em Administração e especialista em Segurança Pública, ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo, além de ter ocupado, desde setembro de 2021, a subsecretaria de Integração Institucional da pasta que agora irá comandar.

Celante liderou ações coordenadas pela Sesp, dentre as quais a Estado Presente. Quando na ativa, teve diversas funções a PMES, inclusive as de chefe do Estado-Maior Geral, comandante da Academia e também da Escola de Formação de Oficiais da Academia da corporação.

Além disso, foi ajudante de ordens do governador Renato Casagrande (PSB) na Casa Militar do Governo do Estado e ainda gerente do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes). As informações a respeito de Celante são assessoria pessoal de Casagrande.

Economia e Planejamento

Também nesta quarta-feira (30), o Executivo anunciou a sucessora de Gilson Daniel (Podemos) – pré-candidato à Câmara dos Deputados – na Secretaria de Estado de Economia e Planejamento (SEP): a ex-prefeita de Alto Rio Novo e correligionária Maria Emanuela Alves Pedroso, de 38 anos, que assume o cargo na próxima sexta (1°).

A ex-prefeita de Alto Rio Novo Emanuela Pedroso (Podemos) substitui o Gilson Daniel, presidente estadual de seu partido e pré-candidato à Câmara dos Deputados – Foto: Divulgação/Governo ES

Advogada com especialização em Gestão pública, pós-graduada em licitações e contratos, Emanuela já está familiarizada com a pasta, onde é assessora especial. Antes, foi subsecretária Administrativa da Secretaria de Estado de Governo (SEG).

Além do partido, a proximidade com Daniel se dá também no reduto do ex-prefeito de Viana, município em que Manuela ocupou as secretarias de Administração e Finanças e a de Governo.

Em 2008, elegeu-se vereadora de Alto Rio Novo. Quatro anos depois, em 2012, chegou à Prefeitura ao vencer Edinho Benfica (PSD). Tentou a reeleição no pleito seguinte, mas foi derrotada por Borel (MDB).

Agricultura

A esteira de mudanças no secretariado vem se intensificando nos últimos dias. Nesta terça-feira (29), foi a vez da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Sai Paulo Foletto (PSB) – outro a tentar uma cadeira de deputado federal – para a entrada de Mário Louzada, de 54 anos.

Natural de Jerônimo Monteiro, mas crescido em Vargem Alta, cidades na Região Sul do Espírito Santo, Louzada foi diretor-presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) por três anos – onde será substituído pelo advogado cachoeirense Leonardo Monteiro, de 53 anos, presidente da Cooperativa de Laticínios Selita (2020-2022). Gestor ambiental e técnico em agropecuária, presidiu ainda o Fórum Nacional de Sanidade Agropecuária (Fonesa).

Mário Louzada, vai assumir a Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag). Foto: Divulgação.

Mais trocas:

Secretaria da Ciência, Tecnologia Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (SECTIDES): sai Tyago Hoffmann (PSB), que vai concorrer ao cargo de deputado estadual, e entra o subsecretário de Gestão e Parcerias da pasta Ricardo Claudino Pessanha (sem partido).

Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb): Marcus Vicente (PP) tentará voltar à Câmara Federal e por isso transfere o comando da pasta para seu imediato e aliado político, o subsecretário para Assuntos Administrativos Octavio Luiz Guimarães.

Secretaria de Estado de Turismo (Setur): Lenise Loureiro (Cidadania) se desincompatibiliza para lutar por uma vaga na Assembleia Legislativa (Ales). Ela será substituída pelo colega de partido Fernando Rocha, que já atua na pasta como assessor.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -