quinta-feira, 28 de março de 2024
24.9 C
Vitória

Vereador de Vitória tenta cassar homenagem dada a Nésio Fernandes

O Vereador Gilvan da Federal (Patriotas) tenta cassar a homenagem de Cidadão Vitoriense, concedida pela Câmara de Vitória ao secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes, em setembro do ano passado. O título foi dado por meio do mandato da vereadora Karla Coser (PT).

Contudo, durante sessão na manhã desta segunda-feira (21), o vereador Gilvan da Federal tentou retirar o título por meio de um Projeto de Resolução, mas a honraria foi dada por meio de Decreto Legislativo. Após ser recusada a tentativa do vereador, o proponente apresentou um novo projeto, com os mesmos erros anteriormente apontados.

O vereador e presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), Leandro Piquet (Republicanos), é favorável à retirada deste título do secretário de Estado, porém explicou que o vereador do Patriotas utilizou o instrumento errado para revogar o decreto. “Da forma que foi posta pelo autor, revoga todos os títulos de Cidadão Vitoriense. A melhor forma de caçar a honraria é pelo mesmo decreto legislativo. E não acredito que o Gilvan queira revogar por completo, e sim para uma pessoa especifica”, explica.

A vereadora Karla Coser (PT) critica e diz que a medida é eleitoreira. “Eu tenho muito orgulho de estar na Câmara de Vereadores de Vitória, já tivemos debates muito importantes para a capital capixaba, mas os vereadores que têm compromisso com Vitória estão se deixando levar por um vereador que quer palanque eleitoral, que só atrapalha e não propõe nada de bom para a cidade”, ressalta.

A vereadora Karla Coser criticou a postura do vereador e disse que a medida é eleitoreira. Foto: Divulgação.

Esse debate entre os vereadores já perdura por duas sessões ordinárias municipais.

Inflamados

Segundo a assessora de um parlamentar que preferiu não se identificar, a ideia de retirar a honraria de Cidadão Vitoriense, é uma jogada política de parlamentares da Assembleia Legislativa unidos com vereadores da Câmara de Vitória para desgastar a imagem do secretário.

Os desafetos de Nesio não escondem suas facetas. Os vereadores Davi Esmael (PSD), Leandro Piquet (Republicanos) e Armandinho Fontoura (Podemos) seguem os passos do colega parlamentar Gilvan da Federal, que consegue captar apoio de deputados estaduais como Torino Marques (PSL), Danilo Bahiense (sem partido), Carlos Von (Avante) e o líder da oposição na Assembleia Legislativa, Capitão Assunção (Patriotas).

Na semana passada, o Poder Legislativo municipal votou contra a exigência do passaporte vacinal nos estabelecimentos da capital. Medida que contraria o decreto do Governo do Estado.

Essa queda de braço parece ter cunho eleitoral, pois o Supremo Tribunal Federal (STF), estabeleceu que durante a pandemia, as decisões estaduais prevalecem sobre as municipais. Portanto, a Câmara de Vitória não tem atribuição para tomar esse tipo de decisão.

Ataques no dia da honraria

O secretário Nésio Fernandes é mencionado por grupos e políticos ligados ao presidente da República, Jair Bolsonaro a todo momento. Insinuam até que o chefe da pasta não tenha registro para atuar como médico no Brasil. Esta acusação é feita constantemente pelo deputado estadual Capitão Assunção, que o chama de “médico cubano”.

No dia de receber o título, o vereador Gilvan da Federal estava muito irritado com a presença de um dos seus maiores opositores. No momento da foto, o vereador hasteou uma bandeira do Brasil e proferiu gritos impronunciáveis atrás de Nesio Fernandes e Karla Coser.

Nesio falou sobre o acontecido na época. “Não poderia deixar de agradecer a firmeza da vereadora Camila Valadão, Deninho, André Brandino, Duda Brasil, Maurício Leite, Armandinho, Aloísio Varejão, Anderson Goggi, Luiz Paulo Amorim e outros de postura republicana que reuniram em si o decoro de quem o perdeu”, argumentou sobre o acontecido.

O secretário foi procurado para comentar o caso da tentativa de retirada da honraria, mas não obtivemos resposta.

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -