quinta-feira, 28 de março de 2024
26.6 C
Vitória

Pelaes diz que “Filiados não querem Lelo Coimbra nem Dr. Hercules no MDB”

MDB

“Crise” é a keyword – palavra chave – predominante no MDB do Espírito Santo. O partido vive um dos seus piores momentos desde sua origem, o Movimento Democrático Brasileiro, que surgiu em 24 de março de 1966, em pleno período da ditadura militar.

Dos áureos tempos em que foi majoritariamente o partido político mais forte do ES, chegando ao número de quase 2 mil vereadores, atualmente amarga um gato pingado ou outro, com apenas 17 vereadores em todo o estado.

Sebastião Pelaes, um nome forte da atualidade, revela lamurioso:

– Na Grande Vitória, o MDB não tem sequer um vereador.

Numa longa entrevista a este repórter do MovNews – movnews.com.br – Sebastião Pelaes me disse que alguns emedebistas históricos estão se juntando para reerguer o partido.

Ele cita como fruto nefasto dessa desagregação partidária a recente desfiliação do deputado José Esmeraldo, que foi para o União Brasil, resultado da fusão DEM X PSL.

E o deputado Dr. Hércules? Perguntei.

Sebastião Pelaes foi taxativo e, por via das dúvidas, perguntei se poderia publicar sua afirmação. Ele me disse:

“Pode dizer que fui eu que disse: os filiados do MDB não querem ver nem a sombra do Dr. Hercules, como também não querem Lelo Coimbra, um desagregador, personalista e nocivo ao convívio partidário”.

Dr. Hércules

Já havia entrevistado o deputado Dr. Hércules no meio de semana. Ele disse que está aguardando o desenrolar dos fatos para se posicionar.

Perguntei se continuaria no MDB, ele titubeou, gaguejou e afirmou que enquanto não se resolver a situação do Diretório não tem como decidir nada.

Falei com Dr. Hércules logo depois de a justiça ter determinado que a senadora Rose de Freitas não poderia mais ficar à frente do Diretório Estadual.

Carregar mais DETALHES DO ANEXO rose-de-freitas.jpg
rose de freitas

Rose impedida

Paralelamente, a justiça determinou que Rose permaneça no Diretório até 22 de março de 2022, data em que não poderá mais ser reconduzida.

A juíza Thaissa Moura Guimarães, da 20ª Vara Cívil de Brasília, determinou ainda que a partir daí assuma uma nova Comissão Provisória de 7 membros, pois a senadora Rose de Freitas estava indo ilegalmente para o quarto mandato.

A reportagem do Jornal MovNews procurou sucessivamente contatos com a senadora Rose de Freitas, mas sua assessoria afirmou que ela não iria falar.

Segundo Sebastião Pelaes, depois disso deverão ser eleitos novos membros para comandar a nova fase do MDB do ES.

Fundação Ulisses Guimarães

Pelaes acrescentou que os filiados querem saber ainda o que Lelo Coimbra fez da Fundação Ulisses Guimarães.

“Ele vai ter que prestar contas sobre a Fundação, pois ninguém sabe o que Lelo fez com ela até o momento”.

Diversas tentativas de contatos com o ex-deputado Lelo Coimbra, da mesma forma, foram infrutíferas.

Emedebistas históricos

Sebastião Pelaes, que deverá ser candidato a deputado federal, adiantou que muitos emedebistas históricos estão se articulando para reerguer o partido, do qual se afastaram em virtude da administração desastrosa de Lelo Coimbra e seus poucos aliados.

Nomes de expressão do velho MDB como Roberto Valadão, que foi uma grande liderança em Cachoeiro de Itapemirim e do Sul do ES; de Wilson Haese, Francisco Forza, Adelson Vivas, Aécio Matos, nomes fortes do Norte do ES; Antônio Pelaes, liderança na capital; e Marcelino Fraga, um emedebista histórico de Colatina, entre outros, estão juntando esforços para fazer o partido voltar a um lugar de destaque em todo o ES.

– Veja você – disse Pelaes – Marcelino Fraga foi expulso do partido e é uma liderança que agrega outras lideranças e mais filiados ao partido. Ele deverá ser candidato a deputado estadual. E esperamos ter representação na Assembleia Legislativa do ES e na Câmara Federal. Para em 2024, voltarmos a eleger muitos vereadores, concluiu Sebastião Pelaes.

Oswaldo Oleari Oleare (F) é jornalista, radialista, publicitário

 

 

 

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -