sexta-feira, 29 de março de 2024
26 C
Vitória

Exército russo se aproxima de Kiev e ataque deve acontecer nesta sexta-feira (25)

Após dois dias de intensos ataques da Rússia contra o território Ucraniano, forças russas estão se aproximando da capital Kiev nesta quinta-feira (25). Há forças de reconhecimento  de Moscou que já estão a cerca de 10 quilômetros da capital, mas não conseguiram os avanços imediatos que esperavam na área.

Tropas da Ucrânia conseguiram barrar alguma força dos ataques aéreos russos. A indicação, no entanto, é de que dificilmente as autoridades ucranianas poderão conter o ataque. Um caça russo chegou a ser abatido no céu de Kiev por sistemas antiaéreos ucraninanos.

O início do conflito

Na madrugada desta quinta-feira (24) começaram os bombardeios do exército russo no território da Ucrânia. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram explosões acontecendo em diferentes locais do país. A Rússia garantiu que os ataques têm apenas como alvo bases aéreas ucranianas e outras áreas militares, não zonas povoadas.

O presidente russo, Vladimir Putin, justificou a operação militar, afirmando que se destina a proteger civis de etnia russa em Donetsk e Luhansk, cuja independência ele reconheceu na segunda-feira (21)

Em comunicado citado pela agência de notícias estatal russa Tass, o Ministério russo da Defesa disse que está usando “armas de alta precisão” para inutilizar a “infraestrutura militar, instalações de defesa aérea, aeródromos militares e aviação das Forças Armadas da Ucrânia”.

“A Rússia lançou ataques contra nossa infraestrutura militar e postos fronteiriços”, disse hoje o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em vídeo divulgado na rede social Telegram. Zelensky impôs a lei marcial em todo o território. Pediu aos ucranianos que evitem “pânico” e confiem na capacidade do Exército para defender o país e que está em contato com o presidente dos Estados Unidos Joe Biden, para um apoio internacional.

“Tive uma conversa com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, que já prepara o apoio internacional. Hoje peço a vocês, a cada um de vocês, que descansem, se possível, não saia e trabalhe de casa. Estamos trabalhando juntamente com o exército e áreas de defesa na segurança da Ucrânia”, disse o presidente.

Explosões

Foram registadas nesta quinta-feira fortes explosões em pelo menos cinco cidades da Ucrânia, incluindo a capital, Kiev, horas depois de o presidente russo, Vladimir Putin, ter anunciado o início de operação militar no país. Pelo menos duas explosões foram ouvidas, de madrugada (horário local), no centro de Kiev, tendo sido seguidas pelas sirenes de ambulâncias, segundo jornalistas.

Mariupol, no Leste da Ucrânia, cidade portuária do país, foi atingida por bombardeios de artilharia.Com meio milhão de habitantes, Mariupol é a maior cidade na fronteira com as autoproclamadas repúblicas separatistas pró-russas de Donetsk e Luhansk.

Mais perto da fronteira, na cidade de Kramatorsk, quartel-general do Exército ucraniano, pelo menos quatro explosões foram ouvidas. Também a cidade de Kharkiv, no Leste da Ucrânia, e o Porto de Odessa, no Mar Negro, Sul do país, registraram explosões.

A Ucrânia anunciou o fechamento do espaço aéreo para a aviação civil. Em comunicado, o ministério ucraniano das Infraestruturas justificou a decisão alegando “elevado risco para a segurança” do setor.

Segundo agências noticiosas russas, foram cancelados todos os voos com destino ou partida dos aeroportos de Rostov-sur-le-Don, Krasnodar, Sotchi e Anapa, todos situados no Sul da Rússia, próximo à fronteira com a Ucrânia ou ao Mar Negro.

Sanções

Em reação aos primeiros bombardeios russos à Ucrânia, ocorridos na madrugada de hoje (24), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que seu país e seus aliados  começam a aplicar “a maior sanção econômica da história” contra a Rússia. “Nomes da elite russa também serão atingidos, além de acesso à tecnologia e financiamentos”, disse.

Falando na Casa Branca, Biden também disse que o governo limitaria a capacidade da Rússia de fazer negócios em dólares e outras moedas, e que planejava sancionar outros bancos russos. Porém, ele informou que as sanções ainda não incluem banir o país do sistema bancário SWIFT.

Algumas sanções anunciadas:

  • Limitar a capacidade da Rússia de fazer negócios em dólares, euros, libras e ienes para fazer parte da economia global;
  • Limitar capacidade de financiar e aumentar as forças armadas russas;
  • Prejudicar sua capacidade de competir na economia de alta tecnologia do século 21;
  • Sanções contra bancos russos que juntos detêm cerca de US$ 1 trilhão em ativos.
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -