Por Edilson Lucas do Amaral
O Espírito Santo fica, geograficamente, na Região Sudeste do Brasil, mas no decorrer do mês de fevereiro foi no Nordeste que os rumos da corrente política do conservadorismo capixaba foram decididos.
Em viagem com o Presidente Bolsonaro, o presidente estadual do Partido Liberal (PL), Magno Malta, pré-candidato a senador da República, ouviu e atendeu o pedido para aceitar em seus guadros como pré-candidato a governador do Espírito Santo o ex-deputado federal Carlos Manato.
Magno, mesmo ouvindo de Manato que abriria mão de sua cota ao fundo partidário eleitoral, não estava disposto a caminhar junto. Ambos tiveram atritos políticos no passado na mesma ala.
Manato, que chegou a ser presidente do Sebrae no Espírito Santo no início da gestão do Presidente Bolsonaro, não via com bons olhos a indicação de Magno Malta para ministro, e isto fez, na ocasião, com que Magno fosse deixado fora do Governo.
Depois de um discurso emocionado, em que o próprio presidente Jair Bolsonaro veio às lágrimas, Magno foi abordado por Eduardo Bolsonaro, deputado federal e filho do Presidente, para que houvesse união da ala mais próxima e conservadora do presidente. Logo após o evento, o próprio Bolsonaro pediu a Magno que estendesse a mão e cedesse, concedendo assim o perdão.
A data da filiação está marcada para dia 22 de fevereiro – 22/2/22 – número emblemático, pois é o número em que o próprio Manato vai concorrer à eleição para caminhar ao Palácio Anchieta.
Enquanto o PT e o PSB e as forças da denominada esquerda não se unem ou não se tem um acordo, a direita capixaba bate continência e marcha rumo às trincheiras para a batalha eleitoral de 2022.
O evento de filiação será aberto ao público. Quem quiser participar deve se cadastrar pelo 27 988270017.
Serviço:
22 de fevereiro
14 horas
Auditório do Hotel Sheraton, Praia do Canto, Vitória/ES
Carlos Manato