terça-feira, 17 de maio de 2022
21.9 C
Vitória

Campanhas estimulam jovens a tirar o título de eleitor

Campanhas tentam estimular jovens a tirar o título de eleitor pela primeira vez.  Embora o voto seja facultativo aos 16 e 17 anos, o vereador de Vitória, Armandinho Fontoura (Podemos) criou uma campanha para motivar a juventude a fazer parte dos próximos capítulos de desenvolvimento e melhoria da cidade.  “É importante que os adolescentes de Vitória a cada dia busquem conhecer mais sobre política, e saibam que possuem uma representatividade enorme”, disse.

A campanha está sendo realizada de forma on-line, nas redes sociais do parlamentar, e também por meio de panfletagem nas portas de escolas da capital.

Em nível nacional, acontece outra campanha realizada com o foco de motivar jovens e adolescentes a exercerem o direito do voto. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), todos os anos, promove a campanha Jovem Eleitor, uma forma de estimular os jovens de 16 e 17 anos a fazerem seu título de eleitor. A campanha 2022 já está no ar.

Jovens de 16 e 17 anos que desejam participar do pleito este ano, podem solicitar o título de eleitor até o dia 4 de maio. Imagem: TSE

Jovens de 16 e 17 anos que desejam participar do pleito este ano, podem solicitar o título de eleitor até o dia 4 de maio. Para realizar o atendimento, é bem simples e todo o processo é feito de forma on-line, pelo site ou aplicativo do Tribunal Superior Eleitoral, por meio do TítuloNet.

Consciência

A estudante Ana Clara Bourguignon, 19, tirou o título de eleitor aos 17 anos, para votar na eleição passada para prefeito e vereador. A jovem não abre mão de exercer o direito do voto, conhecer e acompanhar o desenvolvimento dos candidatos, e cobrar dos eleitos ações efetivas em favor da população.

“Precisamos saber e conhecer em quem estamos votando. Sempre antes das eleições dou uma lida ou caso o candidato esteja nas reeleições procuro saber o perfil e o que fez e analisar suas propostas de Governo. Na minha casa, eu e meus pais acompanhamos toda a movimentação em torno da política. Gosto de assistir os debates na televisão, nas redes, e entender como os candidatos pensam”, explica a estudante.

Infelizmente, nem todos os jovens têm a mesma consciência política que a estudante Ana Clara. Segundo números do Tribunal Regional Eleitoral, a participação da juventude no processo eleitoral tem caído vertiginosamente eleição após eleição em todo o país.

A equipe de reportagem do MovNews questionou o TRE-ES os motivos que tem levado a essa redução de novos títulos entre os jovens. O órgão informou que o TSE não chegou a fazer nenhum levantamento específico, mas a pandemia certamente gerou o maior impacto na redução de novos títulos de eleitor.

Confira os números divulgados pelo TRE-ES a respeito do eleitorado no Espírito Santo:

Outubro 2021
16 anos – 1.690
17 anos – 6.388
18 a 20 anos – 98.974

Outubro 2019
16 anos – 3.768
17 anos – 11.197
18 a 20 anos – 129.960

Outubro 2020
16 anos – 2.177
17 anos – 9.278
18 a 20 anos – 110.114

Campanhas

Na opinião do vereador Armandinho Fontoura, o poder público, principalmente a Justiça Eleitoral, deveria investir numa campanha mais eficaz para de fato alcançar e conscientizar a juventude a respeito da importância do exercício do direito do voto. “Infelizmente, o jovem é pouco estimulado. As campanhas do TRE têm sido insuficientes, do ponto de vista que nós estamos vendo o eleitor jovem sendo desestimulado a não tirar o seu título eleitoral, o que é um fato muito negativo. Nós precisamos da participação do jovem na política”, disse.

Para o vereador Armandinho Fontoura (Podemos) o poder público deveria investir em campanhas mais eficazes. Foto: CMV

Para Armandinho, a juventude precisa ser mais valorizada. “A juventude tem uma energia, uma força e vontade de mudar o mundo que ninguém mais tem. A gente precisa canalizar esses esforços para o bem comum, a juventude precisa saber que ela é tratada de igual para igual, e que os políticos prestam atenção nela”, frisou Armandinho.

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -