sábado, 21 de maio de 2022
23.9 C
Vitória

Após 3 mandatos como vereador, Davi Esmael é pré-candidato a deputado estadual

Tudo sobre o cenário político capixaba você acompanha aqui, no Movimento Político. Em mais uma edição do programa de política do MovNews, o repórter Edilson Lucas do Amaral recebeu o vereador de Vitória e presidente da Câmara, Davi Esmael (PSD).

A conversa com o vereador levantou questões sobre suas ações à frente da câmara, suas bandeiras e seu posicionamento religioso, além disso Edilson também aproveitou a entrevista para questionar a respeito do futuro político do vereador e sobre sua possível pré-candidatura a deputado estadual.

Veja a seguir alguns trechos da entrevista.

Na Câmara, houve uma Sessão Extraordinária de votação sobre a nova questão da aposentadoria e do funcionalismo. Esse assunto repercutiu de forma positiva e negativa. Nessa perspectiva, o que o vereador tem para falar a sociedade sobre esse assunto?

“No início do mandato, precisávamos ajudar a prefeitura a reduzir o seu custeio e a entender como recuperar a capacidade de investimento própria. A decisão do Poder Executivo e do secretário Aridelmo foi diminuir o déficit do IPOV (…) E a Reforma da Previdência, que antes nem tínhamos Certidão Negativa, passou a ser um dos caminhos apresentados pelo Secretário da Fazenda. A arrecadação e o Plano de Investimento de R$ 1 bilhão, mais o anúncio recente de obra por toda cidade, têm mostrado que foi um caminho acertado. O que permanece é o diálogo com os aposentados e quero acreditar que através de interlocução e muita conversa iremos conseguir construir um caminho.”

O que o vereador pode falar para a sociedade sobre a questão do Autismo, que é uma bandeira que o senhor tem buscado?

“Encontrei lá em Provérbios 31:8 a causa disso tudo: Tem que levantar a sua boca em favor do mundo e do necessitado. Então, as ações de Governo precisam ser direcionadas para quem mais precisa. A pessoa com deficiência é um público alvo das ações públicas, do Governo municipal e do legislativo e temos buscado construir uma Câmara mais azul; uma Câmara que defenda essa causa. O objetivo não é ser um vereador que defenda a causa. O objetivo é construir uma consciência coletiva que olhe para a pessoa com deficiência com mais respeito; com mais sensibilidade; com mais empatia. Estamos fazendo uma transformação. Posso afirmar pra você: Nunca se fez tanto pela pessoa com deficiência (…).”

Tendo em vista que o vereador sempre cita a questão religiosa e que existem muitas pessoas de setores públicos e em cargos eletivos com um perfil e discurso de conduta cristã, o senhor vereador, Davi Esmael acredita que o Brasil está se encaminhando para uma teocracia.

“A teocracia precisa ser entendida no seu plano espiritual. No plano da participação política eu me apresento sim com meus princípios e valores como alguém capaz de contribuir. Contribuir, deixando bem claro: Coerente com aquilo que é minha regra de fé e prática, que é a Bíblia sagrada. Laico é o Estado; laico é o município; laico é o nosso país. Os políticos devem expressar de forma bem clara a sua fé, ou se não tem. No caso individual tenho sim minha fé exalada e tenho a bíblia como fonte de inspiração para absolutamente todas as minhas decisões; todos os meus projetos; todas as minhas indicações. E insistirei em percorrer esse caminho, até porque eu acredito na inerrância da palavra de Deus.”

Davi Esmael é pré-candidato à deputado estadual?

“Sim, mas isso é uma construção muito maior do que uma decisão pessoal. São 10 anos de mandato e hoje tenho a honra de ser o vereador com mais tempo de mandato contínuo na Câmara. E isso me dá uma bagagem legal para apresentar meu nome ao partido. Mas é uma decisão familiar; é uma decisão que por meio das orações eu busco entender qual o propósito de Deus pra minha vida. E hoje eu me apresento ao meu partido como vocacionado a novos desafios.”

Davi Esmael é formado em direito pela FDV, começou sua carreira pública como assessor parlamentar do então senador Renato Casagrande. Está em seu terceiro mandato como vereador e tem três filhos.

A entrevista completa você pode conferir no vídeo desta publicação.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -