PL para criar Fórum de Músicos capixabas está em análise na Assembleia Legislativa do ES

 PL para criar Fórum de Músicos capixabas está em análise na Assembleia Legislativa do ES

Foto: Renan Alves/Prefeitura de Anchieta

Um Projeto de Lei (PL) sugere a criação do Fórum da Associação Capixaba de Músicos Profissionais (Acamp) com a finalidade de debater e procurar soluções para a situação dos artistas capixabas, bem como divulgar suas atividades. A proposta é do deputado Torino Marques (PSL).

O PL 748/2021 será analisado pela Comissão de Justiça de forma terminativa, conforme prevê o Regimento Interno da Assembleia Legislativa (Ales) para esse tipo de iniciativa. De acordo com a proposta, foi estabelecida a primeira semana de dezembro para rodada de debates da Associação Capixaba de Músicos Profissionais.

De acordo com o PL, o fórum deve ser realizado anualmente na primeira semana de dezembro, de segunda a sexta-feira. A Acamp, responsável pela realização do fórum, existe há 15 anos.  A atividade vai fazer parte do calendário oficial do Espírito Santo ao ser incluída no anexo único da Lei 11.212/2020, legislação que reúne datas de relevância e de interesse público a serem lembradas, comemoradas e debatidas. 

O autor, deputado Torino Marques argumenta que é preciso apresentar para a sociedade a situação dos músicos capixabas e a ausência de ações que valorizem suas atividades. 

A falta de política pública ou fomento privado contínuo e específico de incentivo à cultura em geral – que propicie alavancar para o sucesso os nossos artistas – acabou gerando uma cultura de desvalorização sem precedentes, principalmente pela falta da oportunidade e espaços para exporem seus trabalhos e serem esses suficientemente divulgados”, explica. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *