sábado, 21 de maio de 2022
23.9 C
Vitória

Sobe para 21 o número de municípios em risco moderado no Espírito Santo

Subiu para 21 o número de municípios em risco moderado no Espírito Santo. O 93º Mapa de Risco Covid-19, foi divulgado pelo Governo do Estado na tarde desta sexta-feira (4), e terá vigência a partir de segunda(7), até domingo (13). Dos 78 municípios capixabas, 57 estão classificados em Risco Baixo e não há municípios classificados em Risco Alto.

O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, e considera como eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença.

O CCC Covid-19 no Espírito Santo é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.

O aumento de contaminação do Coronavírus e a mudança do mapa de risco, fez com que o Governo do Estado adotasse algumas medidas no intuidto de preservar a vida da população. Na última segunda-feira (31), por exemplo, bares e restaurantes começaram a exigir o passaporte da vacina nos estabelecimentos. As cirurgias eletivas também estão suspensas por 14 dias nas redes privada e pública de saúde do Espírito Santo.

O 93º Mapa de Risco Covid-19, foi divulgado pelo Governo do Estado na tarde desta sexta-feira (4). Imagem: Divulgação governo do Estado.

Confira a classificação de todos os municípios capixabas:
RISCO BAIXO: Afonso Cláudio, Água Doce do Norte, Águia Branca, Alegre, Alto Rio Novo, Apiacá, Aracruz, Baixo Guandu, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Bom Jesus do Norte, Brejetuba, Castelo, Conceição da Barra, Divino de São Lourenço, Domingos Martins, Dores do Rio Preto, Fundão, Governador Lindenberg, Guaçuí, Ibiraçu, Ibitirama, Irupi, Itaguaçu, Itapemirim, Itarana, Iúna, Jaguaré, João Neiva, Laranja da Terra, Mantenópolis, Marataízes, Marechal Floriano, Marilândia, Montanha, Mucurici, Muniz Freire, Muqui, Nova Venécia, Pancas, Pedro Canário, Ponto Belo, Presidente Kennedy, Rio Bananal, Rio Novo do Sul, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São José do Calçado, São Roque do Canaã, Sooretama, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Pavão e Vila Valério.

RISCO MODERADO: Alfredo Chaves, Anchieta, Atílio Vivácqua, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Conceição do Castelo, Ecoporanga, Guarapari, Ibatiba, Iconha, Jerônimo Monteiro, Linhares, Mimoso do Sul, Pinheiros, Piúma, São Mateus, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória.

Doação de Sangue
A situação pandêmica também tem impactado a dinâmica dentro do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes). Novos critérios de segurança também foram estabelecidos para a doação de sangue. De acordo com a nova orientação do Ministério da Saúde, pessoas com diagnóstico positivo para o vírus ou suspeita de infecção, com ou sem sintomas, ficam inaptas para doação por dez dias depois da completa recuperação.

As mudanças para triagem clínica dos candidatos à doação foram definidas por meio do avanço dos estudos e conhecimentos científicos relacionados ao vírus, uma vez que não há evidências que o vírus seja transmitido pela transfusão de sangue. , essa nova medida aumentará o número de bolsas de sangue no estoque da unidade e incentivará novos doadores.

“Estamos passando por um momento em que todos os bancos de sangue do Brasil enfrentam baixas significativas nos estoques, sendo que um dos principais motivos é o elevado número de cidadãos positivos para Covid-19, o que tornava a pessoa inapta à doação por um longo período. Acreditamos que a redução para dez dias sem apresentar sintomas, refletirá positivamente para o reestabelecimento de níveis adequados de sangue para atender os pacientes necessitados cotidianamente”, ressaltou Para a diretora geral do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes), Marcela Murad.

Para doar sangue é preciso agendar, segundo a Secretaria de Saúde, os atendimentos são realizados em todas as Unidades de Saúde. A doação pode ser feita também no Ônibus de Coleta Externa, uma unidade móvel que além de coletar sangue, realiza também o cadastro para doação de medula óssea. O serviço pode ser solicitado por qualquer cidadão pelo e-mail [email protected] Para doar sangue neste espaço são necessários alguns requisitos, como o mínimo de 50 doadores e o máximo de 70.

Vacinação
A vacina, ainda é uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves da Covid-19 e diminuir o número de internações, entretanto, após receber as doses contra a doença o cidadão deve seguir alguns critérios antes de realizar a sua próxima doação de sangue.

Aos que foram imunizados com a Coronavac, é necessário aguardar dois dias para realizar a doação. Já os demais imunizantes a recomendação é de sete dias.
Com relação ao contágio pelo vírus da influenza, é exigido o intervalo de 15 dias após cura total da doença.

Onde doar
– Hemocentro de Vitória
Endereço: Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe.
Telefone: (27) 3636-7920

– Hemocentro de Linhares
Endereço: Avenida João Felipe Calmom, 174-298, Centro.
Telefone: (27) 3264-6000

– Hemocentro de Colatina
Endereço: Rua Cassiano Castelo, 276 – Centro.
Telefone: (27) 3717-2800

– Hemocentro de São Mateus
Endereço: Rodovia Otovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington.
Telefone: (27) 3767-7954

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -