quarta-feira, 18 de maio de 2022
21.9 C
Vitória

Municípios da Grande Vitória abrem agendamento para imunizar crianças contra a COVID-19

A vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19 no ES teve início no último sábado (15). O estado recebeu 24 mil doses e o primeiro a receber o imunizante pediátrico da Pfizer foi uma criança de 6 anos, o pequeno Arthur da Silva Marinho. Segundo o governo do Estado, são 393.089 crianças aptas para serem vacinadas.

A campanha de imunização seguirá uma ordem prioritária. Neste momento, a preferência são das crianças indígenas e quilombolas, crianças com deficiência e, em seguida, crianças com comorbidades. 

As comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação contra a Covid-19, em crianças entre cinco e 11 anos são: Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial, Doenças cardiovasculares, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensa, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da Aorta, do Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênita no adulto, Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados, Doenças neurológicas crônicas, Doença renal crônica, Imunossuprimidos, Hemoglobinopatias graves, Obesidade mórbida, Síndrome de down e Cirrose hepática.

A aplicação do imunizante da Pfizer em crianças de 5 a 11 anos foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Apesar do Ministério da Saúde afirmar que, para vacinar crianças nesta faixa etária contra a Covid-19, os pais teriam que ter prescrição médica, o governo do ES afirma que não será exigido indicação por um pediatra no Estado. 

A Pfizer Pediátrica não poderá ser administrada concomitantemente com outras vacinas. Caso a criança tenha sido vacinada recentemente, é necessário aguardar o intervalo de 15 dias, para receber a primeira dose da Pfizer Pediátrica. 

Imunização nos municípios da Grande Vitória:

Na capital capixaba a vacinação começou no sábado (15), e o agendamento pode ser feito por meio do link agendamento.vitoria.es.gov.br ou pelo aplicativo Vitória Online. 

Em Cariacica,  a vacinação é realizada somente mediante agendamento pelo site da prefeitura. Na Serra, o agendamento começa hoje (17), às 18 horas, no site da Prefeitura da Serra. 

Em Viana, a vacinação começa a partir do próximo sábado (22), de 8h às 16h, no Centro Multiuso “É Pra Já”, em Marcílio de Noronha. Segundo a prefeitura, o agendamento será aberto durante esta semana no formato on-line. 

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Saúde, vai disponibilizar nesta semana, 2.500 vagas. O agendamento está previsto para ser realizado no site da PMVV, na próxima quarta-feira (19), às 15h. Os imunizantes Pfizer de uso pediátrico serão administrados na quinta (20) e sexta-feira (21), no Tartarugão e na Unidade de Saúde de Vila Nova.

Em Guarapari, para receber o imunizante, será necessário fazer o agendamento na segunda (17), através do site da prefeitura, a partir das 16h. A vacinação será na quarta (19), nas unidades de saúde dos bairros: Meaípe, Kubitscheck, Centro Municipal de Saúde, Bela Vista, Setiba, Perocão e Adalberto.

A Prefeitura de Fundão não divulgou até a publicação desta matéria, informações sobre como será feita a vacinação de crianças aptas para a imunização.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -