segunda-feira, 23 de maio de 2022
19.9 C
Vitória

A variante Ômicron salta de 3% para 97% num curto espaço de tempo no ES

De acordo com as análises do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), o secretário de Saúde do Espírito Santo, Nésio Fernandes, constatou que o estado saiu de 3% da presença da variante no início de dezembro para 97% na última sexta-feira (07), caracterizando uma rápido crescimento reprodutivo e semelhante o que aconteceu em outros países. 

Nésio fez um pronunciamento nesta segunda-feira (10), destacando o aumento do número de casos de Covid-19 registrados no estado nos últimos dias. “Neste final de semana, concluímos que está estabelecido um aumento muito acelerado de casos no ES. Na Grande Vitória saímos de 354 casos para 2.467, um aumento de quatro vezes em uma única semana. No total do estado, saímos de 1.937 para 6.685. Ainda temos resultados dos testes de RT-PCR pendentes de serem lançados, principalmente de sexta e sábado”, explicou.

O secretário relata que existe um aceleramento no aumento de casos no estado. “Podemos relacionar com o aumento da oferta de testagem, no entanto, a positividade aumentou no estado. Tivemos um aumento de 7,43% no mês de dezembro para 13,79% na primeira semana de janeiro. A positividade dos testes de antígeno saiu em dezembro de 8,48% para 16,87% na primeira semana de janeiro. Em alguns pontos de alto fluxo, a positividade alcançou o percentual de 20% a 25% ao longo da última semana”, disse.

Sobre a vacinação contra a doença, Nésio disse que cerca de 1,3 milhão de capixabas tomaram apenas uma dose ou não foram vacinadas, isso num estado com pouco mais de 4 milhões de habitantes.

Confere na integra o discurso do secretário:

https://www.youtube.com/watch?v=mBw_2wsS3Dc
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -