quarta-feira, 18 de maio de 2022
24.9 C
Vitória

ES faz mutirão de vacinação contra a Covid-19 em 53 municípios

Diversos municípios realizam nesta sexta-feira (18) e sábado (19) um mutirão de vacinação contra a Covid-19 para crianças, além da dose de reforço para quem ainda não tomou a terceira dose. A aplicação do imunizante vai acontecer em municípios das Regiões Metropolitana da Grande Vitória, Sul, Centro e Norte do Espírito Santo.

A população vai ter acesso às doses em locais e horários estratégicos pré-definidos pelos gestores municipais. Serão disponibilizadas a primeira e segunda doses (D1 e D2), além da dose de reforço, de acordo com cada faixa etária, por livre demanda.

Segundo levantamento das regionais de Saúde Metropolitana e Central, a expectativa é que sejam vacinadas mais de 54 mil pessoas. Os municípios das regiões Norte e Sul que aderiram ao mutirão ainda não informaram o quantitativo de doses que serão disponibilizadas.

De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, os mutirões têm como objetivo garantir maior celeridade na vacinação e proporcionar que crianças retornem às escolas de forma mais segura.

“A vacinação é muito importante para garantir maior segurança aos pais, crianças e sociedade como um todo, sendo fundamental no combate a Covid-19. A parceria do Estado com os Municípios incentiva essa imunização, garantindo maior conscientização e acesso ao serviço”, destacou Reblin.

A secretaria de Saúde do ES (Sesa) encaminhou aos municípios  ofício orientando sobre a ampliação da vacinação contra a Covid-19 de crianças, seguindo as seguintes recomendações:

Vacinar crianças de 5 anos de idade e as crianças de 5 a 11 anos imunossuprimidas com a Pfizer pediátrica; priorizar a vacinação de crianças de 6 a 11 anos com doses da Coronavac; vacinar os adolescentes de 12 a 17 anos de idade com a Coronavac ou Pfizer adulto; vacinar os adolescentes de 12 a 17 anos de idade imunossuprimidos com a Pfizer adulto.

Vacinação no ES

De acordo com a Plataforma Vacina e Confia, até a noite da última quinta-feira (17), o Espírito Santo tem 3.268.398 pessoas vacinas com a primeira dose; 2.816.134 cidadãos receberam a segunda dose; 1.200.080 com a dose de reforço entre adultos, idosos, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos.

A cobertura de pessoas vacinadas com a primeira dose está em 92,49% e com a segunda dose 87,19%, além de 72% da população vacinada com a dose de reforço. Desde o início do processo de vacinação, o Espírito Santo já recebeu pouco mais de 8,4 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus.

Serra aparece em primeiro na tabela do Painel Covid-19 com 86% da população vacinada com a primeira dose e 73% com a segunda dose, seguida de Vila Velha, com 90% e 71%. Vitória segue em terceiro com 94% com a primeira dose e 79% com a segunda, Cariacica em quarto com 89% e 80%, e Cachoeiro de Itapemirim em quinto com 89% das pessoas com a primeira dose e 72% com a segunda.

Com 21,94% das crianças de 5 a 11 anos já vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, o Espírito Santo é um dos oito Estados brasileiros que superam a média nacional de 21%. As informações são da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e constam na nota técnica divulgada na última quarta-feira (16), com dados coletados até a última segunda (14).

De acordo com o boletim, estão à frente do Espírito Santo os seguintes estados: Distrito Federal (34,63%), Rio Grande do Norte (32,60%), Paraná (28,67%), São Paulo (28,10%), Sergipe (23,92%) Rio Grande do Sul (23,52%) e Minas Gerais (23,26%). Todas as outras 19 unidades federativas brasileiras estão empatadas ou abaixo da média nacional.

Confira os municípios que confirmaram participação no mutirão de vacinação:

Alfredo Chaves
Cachoeiro de Itapemirim
Itapemirim
Jerônimo Monteiro
Marataízes
Muniz Freire

Afonso Cláudio
Aracruz
Brejetuba
Cariacica
Conceição do Castelo
Domingos Martins
Fundão
Guarapari
Ibatiba
Ibiraçu
Itarana
João Neiva
Laranja da Terra
Marechal Floriano
Santa Leopoldina
Santa Maria de Jetibá
Santa Teresa
Serra
Venda Nova do Imigrante
Viana
Vila Velha
Vitória

Águia Branca
Alto Rio Novo
Baixo Guandu
Governador Lindenberg
Linhares
Mantenópolis
Marilândia
Pancas
Rio Bananal
São Domingos do Norte
São Gabriel da Palha
Sooretama
Vila Valério

Água Doce do Norte
Barra de São Francisco
Boa Esperança
Ecoporanga
Jaguaré
Montanha
Mucurici
Pedro Canário
Pinheiros
Ponto Belo
São Mateus
Vila Pavão

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -