sexta-feira, 12 de agosto de 2022
21.6 C
Vitória

Governo do ES lança ferramenta para agendamento de testes da Covid-19

O governo do Estado lança um serviço de agendamento de testes RT-PCR para detecção do coronavírus. A ferramenta começa a funcionar nesta quarta-feira (14), de 7h30 às 18h, sete dias por semana, de acordo com os horários definidos pelos locais em que a testagem vai ocorrer. O resultado será liberado aos pacientes em até 48 horas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES).

Neste primeiro momento, os testes por meio de agendamento estarão disponíveis em Vitória, no Hospital Estadual Central (HEC) e no Aeroporto Eurico de Aguiar Salles; na Serra, no Hospital Estadual Jayme dos Santos Neves (HEJSN); e em Cachoeiro de Itapemirim, no Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA).

O Hospital Estadual de Urgência e Emergência São Lucas, também na capital, iniciará a testagem no dia 23 de julho.
O anúncio da nova plataforma foi feito pelo governador Renato Casagrande, nesta terça-feira (13), em transmissão ao vivo nas redes sociais. Ele destacou a importância de se ter uma ampla testagem para o devido enfrentamento à Covid-19.

“Quando se testa muito, consegue isolar as pessoas e assim diminuir a contaminação. Esse é mais um serviço importante que estará no site Acesso Cidadão, em que qualquer pessoa poderá realizar seu agendamento gratuito de teste e também buscar seu resultado”, disse.

O secretário de Estado da Saúde (Sesa), Nésio Fernandes, afirmou que o Lacen tem capacidade de realizar 4.500 testes diários de RT-PCR, procedimento que classificou como “padrão ouro de testagem para identificar o SARS-CoV-2”.

Como agendar

Para agendar testes de Covid-19 é necessário realizar um cadastro no “Acesso ao Cidadão”, do governo do Estado. Em seguida, entrar no site da Sesa, clicar em “Agendamento” (no lado esquerdo da página), depois em “Realizar Agendamento”, onde serão solicitados dados como CPF, Cartão do Sus, nome, e-mail e telefone.

O restante do procedimento é automatizando, restando ao cidadão aguardar sua conclusão. É possível agendar teste para si próprio ou para terceiros. O resultado estará disponível em “Laudo Web”.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -