sexta-feira, 12 de agosto de 2022
21.6 C
Vitória

Covid-19: vacinação de adolescentes com comorbidades começa em agosto no ES

Na manhã desta segunda-feira (12), o governador Renato Casagrande anunciou que adolescentes com comorbidades devem ser vacinados contra a Covid-19 em agosto, no Espírito Santo. A afirmação aconteceu durante ato simbólico para incluir na vacinação o grupo dos trabalhadores da limpeza pública do Estado. Em coletiva de imprensa nesta tarde, o secretário de Estado da Saúde deu mais informações sobre a decisão.

Na coletiva para atualizar informações sobre o enfrentamento à Covid-19 em solo capixaba, o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, enfatizou que a previsão de vacinação em adolescentes com comorbidades e deficiências poderá permitir retorno mais seguro às atividades presenciais de educação.

Nésio fez questão de ressaltar a importância de um retorno das aulas presenciais e reabertura das unidades de ensino, afirmando que o Estado reconhece que “após a quantidade de óbitos por Sars-Cov-2, fechar escolas foi a segunda maior violência cometida”. Confira a seguir outros pontos relatados durante a coletiva:

Confia ES

O secretário Nésio Fernandes também anunciou durante a coletiva que o Estado dará início do uso da nova plataforma para o sistema integrado de vacinação contra a Covid-19, chamada “Confia ES”. Segundo ele, os municípios serão aderidos para fazer agendamentos. O objetivo é consolidar, em 15 dias, o registro da vacina na movimentação de estoques e também a oferta das doses, garantindo que todos as cidades tenham maior controle da quantidade disponível para a população.

Uso de máscara

Máscara PFF2 é a mais recomendada entre especialistas – Foto: Unsplash – Jonathan J. Castellon/Divulgação

O secretário afirmou que, embora haja vacinação, a máscara não pode ser abandonada. E que é preciso evitar frequentar ambientes como se não houvesse mais necessidade do uso ou distanciamento social. A orientação é que os capixabas continuem não aglomerando, deixar de realizar atividades que não estão autorizadas, como festas. Dessa forma, ele afirma que “quando atingirmos a cobertura plena, as regras serão revistas. Por enquanto, precisamos continuar para não colocar em risco tudo que nós avançamos”, explica.

Grupos prioritários

A secretaria de Estado da Saúde (Sesa) definiu cinco grupos prioritários para vacinação. A partir de agora, o Espírito Santo deve caminhar exclusivamente por faixas etárias, não haverá mais inserção de grupos como os da Limpeza urbana, Forças Armadas, Trabalhadores Aquaviários, indústria e privados de liberdade, lactantes e etc.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -