sexta-feira, 19 de agosto de 2022
24.9 C
Vitória

Covid-19: Indicação ao governo do ES pede distribuição da vacina Janssen para pessoas em situação de rua

As vacinas Janssen para pessoas em situação de rua, é o que pede documento protocolado pelo deputado estadual Dr. Emília Mameri (PSDB) em Indicação Nº 1957/2021. A proposição pede a distribuição, por parte do Governo do Estado, da vacina da Johnson & Johnson aos municípios capixabas em quantidade suficiente para atender toda a população desabrigada de cada cidade.

A escolha da indicação pela vacina Janssen, do laboratório Johnson & Johnson, priorizou o fato de ela ser dose única. Dessa forma, a imunização da população em situação de rua se torna mais ágil e efetiva, já que o uso de vacina que exige duas doses pode complicar e comprometer a cobertura vacinal desse público. O Estado do Espírito Santo recebeu o primeiro lote de vacinas da Janssen, num total de 31.550 unidades, no dia 24 de junho.

Em abril deste ano, uma pesquisa do Centro de Apoio Operacional de Defesa Comunitária (CACO) revelou que no período de maio de 2020 a 15 de março de 2021, foram notificados 5.733 casos de pessoas em situação de rua com suspeita de COVID-19 no Espírito Santo. 1.686 casos foram confirmados e houve um total de 35 mortes.

Em um momento que o isolamento social é a principal orientação dos órgãos de saúde oficiais, as pessoas que se encontram em situação de rua são a parcela da população mais vulneráveis à contaminação e propagação do Covid-19.

“Constantemente expostos ao vírus, muitos não têm acesso a meios de proteção, como as máscaras e álcool 70%. Muitos outros não possuem acesso à internet para conferir o cronograma e agendar sua vacinação” afirma o autor da Indicação, Dr. Emílio Mameri.

O parlamentar frisou que o direito à vacina é a efetivação do direito à saúde, um direito de todos. “É papel do poder público oferecer respaldo a quem não tem acesso, principalmente aos mais vulneráveis“, afirmou. E ressaltou, também, a importância que toda a população seja vacinada: “A fé na ciência e a imunização da população é a única forma de superarmos de vez essa pandemia e evitar a morte de milhares de pessoas”, completa.

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -