Insanity Mountain: saiba mais sobre o principal festival de esportes ao ar livre do ES

O festival que acontece no Espírito Santo, hoje é dividido em quatro etapas contendo os mais variados esportes

 Insanity Mountain: saiba mais sobre o principal festival de esportes ao ar livre do ES

Foto: Reprodução

Um professor de educação física que resolveu investir em uma paixão: esportes outdoor, ou mais conhecidos como esportes de aventura. E para colocar isso em prática, criou o Insanity, um festival que acontece no Espírito Santo, hoje dividido em quatro etapas contendo os mais variados esportes. O locais das provas são na Serra, Venda Nova do Imigrante, Buenos Aires, em Guarapari e esse ano em Castelo.

Por conta da pandemia, o evento não aconteceu em 2019 e neste ano também ainda nenhuma etapa foi realizada. No entanto, de acordo com o idealizador do projeto, Ryan Rangel, duas etapas ainda vão acontecer e na próxima segunda-feira (26) já começa a divulgação.

Foto: Reprodução

“Nesses eventos terão as modalidades de corrida de montanha, mountain bike e cross duathlon, que é quando o competidor faz as duas modalidades, correr e pedalar. E para quem não vai competir a gente tem as modalidades de passeio, às vezes as pessoas gostam só de pedalar tranquilo ou conhecer o local”, explicou Ryan.

Ryan ainda explicou que as modalidades escolhidas para cada etapa depende do local aonde a prova será realizada. Em Buenos Aires, por exemplo, ele contou que já acontecer a corrida de aventura, que é basicamente um thriatlon, aonde o competir tem a ajuda de um mapa e uma bússola e não tem natação, e sim o remo.

“E podem entrar outras modalidades, dependendo da onde vai, dá pra colocar ou tirar a modalidade”, disse o idealizador do projeto.

Guiamento

Além de ser o idealizador do festival, Ryan também trabalha com a modalidade de guiamento, levando pessoas pra praticar atividades ao ar livre sem se importar com competição, apenas por lazer. Chapada da Diamantina, Buenos Aires, Mestre Álvaro, Pico da Bandeira, esses são alguns dos destinos que Ryan costuma levar a galera para conhecer e se aventurar.

Foto: Reprodução

“É uma experiência, a ideia é levar as pessoas para fora do cotidiano. Em 2019 fomos em quarenta e duas pessoas, sendo vinte e três crianças pra subir o pico da bandeira, foi no dia das crianças. Levamos o grupo para o local, fechamos uma pousada e guiamos até o pico, e depois fizemos os passeios em em volta do local para conhecer as cachoeiras”, disse.

Como surgiu a ideia do projeto

Ryan é formado em Educação Física e pós-graduado em atividades ao ar livre a natureza. Além de já fazer trabalhos com guiamento antes da criação da Isanity, praticava corrida e rodou por diversos locais no Brasil vendo que existiam eventos como os que ele faz hoje em dia.

“Na época eu pensei, o Espírito Santo não perde nada pra esses lugares que eu que eu rodo aqui. Depois disso, comecei a construir o projeto, a escrever um pouco sobre ele, e cinco anos depois a gente lançou, em 2016. Começamos com apenas uma etapa, hoje temos quatro e o objetivo é ter uma ainda fora do estado”, contou Ryan sobre o projeto.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *