Último dia para inscrição em curso de conservação de vestiários têxteis e esculturas sacras

0

O Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha (IHGVV) – Casa da Memória está promovendo o minicurso virtual “Por que inventariar e conservar vestes têxteis de esculturas sacras?”, conduzido pelas professoras Carolina Morgado Pereira e Fuviane Galdino Moreira, ambas doutoras em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) na linha de Imagem e Cultura. O curso será realizado no dia 12 de abril, das 14h às 17h.

Este minicurso faz parte do projeto cultural de inventário e conservação preventiva de vestes têxteis do acervo escultório do Convento da Penha, idealizado pelas professoras mencionadas. O projeto foi contemplado pelo Edital 06/2022 – Patrimônio Cultural, da Secretaria da Cultura (Secult), com apoio financeiro do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).

As inscrições estão abertas até 8 de abril de 2024 e podem ser feitas através do formulário online disponível em https://forms.gle/X5eTQhxJVzKgqj5Z9. O minicurso oferece 20 vagas e os participantes receberão um certificado emitido pelo IHGVV.

Durante o curso, serão abordadas as razões para desenvolver um projeto de reestruturação, organização, inventário e aplicação de procedimentos técnicos para conservação preventiva de um acervo têxtil, especialmente de vestes de esculturas devocionais. O objetivo é proporcionar aos participantes uma compreensão dos métodos de produção de objetos têxteis e contribuir para a formação de profissionais na área de inventário, conservação e interpretação desses acervos, bem como das vestes de esculturas sacras no Brasil, estimulando o estudo desses bens culturais sacros em seus amplos significados históricos e simbólicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui