Inscrições abertas para maior evento de inovação do Espírito Santo

0
2023_06_04 - Brasil - ES - Vitória - Evento Sebrae Experience ESX 2023 - Foto: Gabriel Lordello/Mosaico Imagem

O Espírito Santo Innovation Experience (ESX), maior evento de inovação do estado, será nos dias 14, 15 e 16 de junho, na Praça do Papa. A realização é do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) e da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI). As inscrições para participação gratuita já estão abertas pelo site. Basta se cadastrar neste link.

A expectativa, de acordo com o gerente da Unidade de Inovação e Mercado do Sebrae/ES, Samuel Graciolli, é de que o público do evento seja o maior até agora. “Esperamos cerca de 30 mil pessoas nos três dias de evento. O ecossistema de inovação capixaba está em crescente desenvolvimento, com cada vez mais oportunidades. E os painéis e as palestras terão temas muito atuais, a exemplo da inteligência artificial e do ESG, que é a sustentabilidade nos eixos social, ambiental e de governança”.

A programação será distribuída em diversos espaços, que receberão alguns dos principais nomes do Brasil ligados à inovação e negócios. Entre os palestrantes confirmados, destaca-se o empreendedor e ex-presidente do Grupo Abril, Walter Longo, que falará sobre “Como repensar a Educação em tempos de inteligência artificial”. Já a executiva Paula Harraca, referência em ESG e gestão de pessoas, vai trazer “As novas agendas de inovação: sustentabilidade e descarbonização”.

Haverá ainda a Arena da Inovação, para que o público entenda onde a inovação se encaixa nos negócios e na sociedade. O Palco Start, por sua vez, terá painéis temáticos com conteúdo diversificado para quem busca entender sobre inovação em suas diferentes aplicações. Já o Palco Rocket vai aprofundar diferentes tecnologias inovadoras.

O Espaço Talentos do Amanhã, que desperta o empreendedorismo e a inovação nas crianças, foi um grande sucesso no ano passado e, por isso, será maior e ainda mais interativo. O ESX terá também o Espaço Acelera, onde acontecerão rodadas de negócios das mais variadas.

Inscrições para startups expositoras vai até 28 de abril

As inscrições para que startups possam expor seu negócio e produtos no evento foram prorrogadas até 28 de abril. Serão selecionadas até 300 empresas que desenvolvem modelos de negócios inovadores para serem expositoras no ESX.  Empreendedores de fora do Espírito Santo também podem se inscrever aqui.

“É uma oportunidade única para que as startups possam divulgar seus serviços, conectando-se a potenciais parceiros e investidores e fortalecendo sua marca. Além disso, haverá diversos clientes e parceiros em potencial com quem os empreendedores poderão fechar negócios”, ressalta Samuel.

É importante lembrar que, para serem selecionadas, as startups devem estar na fase de operação ou tração. No momento de operação, o negócio já tem um produto viável no mercado. Na tração, a startup está ainda mais madura e ampliando suas atividades. Confira o edital aqui.

Serviço – Confira todos os espaços e palestrantes confirmados

Arena do Conhecimento

Com capacidade para 300 pessoas, o espaço receberá, durante os três dias do ESX 2024, alguns dos principais nomes do Brasil ligados à inovação e negócios.

 Sexta, 14 de junho

Walter Longo – Como repensar a Educação em tempos de AI

Empreendedor digital, palestrante internacional e sócio-diretor da Unimark Comunicação. Ex-presidente do Grupo Abril, Walter é mentor de Estratégia e Inovação do Grupo Newcomm– holding de comunicação do Grupo WPP, que inclui as agências Young & Rubicam, Wunderman, Grey Brasil, VML

Ricardo Cappra – Cultura analítica: a chave para transformar os negócios e as pessoas

Pesquisador de cultura analítica, autor e empreendedor. Fundador do Cappra Institute for Data Science, Ricardo pesquisa o impacto dos dados na sociedade e nos negócios. rienta corporações globais com estratégias de transformação digital e desenvolvimento de soluções inovadoras, como: Governo dos EUA, Abbott Laboratories, Unilever, B3, Banco do Brasil, Gol Linhas Aéreas, Banco Santander, UOL, Whirlpool, Banco Mundial, Rede Globo, Banco Itaú, Ambev.

Sábado, 15 de junho

Chico Saboya – Como criar ecossistemas eficientes

Economista e mestre em Engenharia de Produção pela UFPE. Diretor-presidente da ANPROTEC e membro do Conselho Deliberativo Nacional do SEBRAE, do Conselho de Administração do Porto Digital e do Comitê de Líderes da MEI – Mobilização Empresarial pela Inovação.

Paula Harraca – As novas agendas de inovação: sustentabilidade e descarbonização

executiva, empreendedora, educadora e pensadora. Sua trajetória é marcada pelo esporte e o mais autêntico self-made woman. Com experiencia de duas décadas no mundo corporativo, liderou equipes em seis países (Argentina, Brasil, Canada, Trinidad & Tobago, Espanha e Luxemburgo), desenvolvido estratégias de gestão de mudança e transformação cultural, além de promovido o crescimento sustentável das pessoas e dos negócios.

Diogo Cortiz – IA no dia a dia do seu negócio

Professor da PUC-SP, Colunista do UOL, LinkedIn Top Voice em Inovação. Doutor em Tecnologias e Tecnologias da Inteligência e Design Digital com PhD Fellowship pela Université Paris-Sorbonne. MBA em Economia Internacional e Especialista em Neurociência. Organizou eventos de tecnologia e futurismo para ONU, Unesco, Spotify, IBM, Google, Meta, Unilever, entre outras. É integrante do Red Team da Open AI

Domingo, 16 de junho

Dafna Blaschkauer – Inovação e experiência do consumidor

A executiva global é formada em Administração de Empresas pela FEA-USP e tem mais de 25 anos de experiência em posições de liderança e passagens pela Nike, Apple e Microsoft. Foi a primeira diretora de vendas e country manager interina na Apple, responsável pelo lançamento do iPad e do iPhone no varejo do Brasil, além de liderar a Nike Women no Brasil como general manager durante as Olimpíadas.

Gil Giardelli – As perspectivas da inovação e disrupção

Autor do livro “Pensando o Impensável”, Gil é apresentador do programa “O Imponderável” na Record News. Defensor do uso da tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas, o profissional aborda temas relacionados à inteligência artificial, é um líder influente no campo da inovação e um palestrante requisitado internacionalmente.

Mirella Lisboa – Como a inovação aberta pode transformar mercados tradicionais

Engenheira Química pela UFBA e Head da AgroStart na BASF, Mirella foi Head de Inovação Aberta na CUbo Itaú, atuando na conexão da estratégia de inovação aberta de grandes empresas com startups e parceiros de Transformação Digital. Reconhecida como destaque na premiação Valuable Young Leader (2019) pela Havard Business Review e Instituto Angra, ela foi indicada como uma das 70 mulheres líderes da próxima geração na América Latina (2019) pela McKinsey & Co.

Arena da Inovação

O espaço trará discussões relevantes sobre o universo da inovação, com grandes nomes do setor, para que o público compreenda a aplicação da inovação nos negócios e na sociedade.

Sexta, 14 de junho

Guila Calheiros

Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), é especialista em planejamento e gestão de ambientes promotores da inovação e em política nacional de ciência e tecnologia, com mais de 20 anos dedicados à gestão de projetos e captação de recursos. Guila também é professor de pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

Lyra Libero

Especialista no TikTok e suas possibilidades de monetização por meio da economia criativa, Lyra é jornalista e empreendedora, dona de uma agência de branding e criação de conteúdo. Ela ainda atua como mentora e palestrante.

Robertta Mota

Sócia-diretora da i-Ventures Guidance, Robertta é gestora de Ativos credenciada pela CVM. A profissional tem mais de nove anos de experiência na prospecção, efetivação e gestão de investimentos de venture capital na Região Nordeste em setores como TIC, biotecnologia, bebidas&alimentos, educação, energia e logística. Atuou como gestora de projetos institucionais em entidades como CNI, FIEC, Apex-Brasil, SEPLAG e FUNCAP.

Sábado, 15 de junho

Silvia Bassi

Jornalista especializada em Tecnologia da Informação e Comunicação, ela tem mais de 30 anos de experiência em conteúdo e desenvolvimento de estratégias de negócio, além de monetização de audiências em mídias multiplataforma. Foi publisher das marcas da IDG no Brasil, diretora de Conteúdo da America Online Brasil e repórter, editora na Folha de S. Paulo e na Editora Abril.

Outros espaços:

 Espaço Start

Os painéis temáticos terão conteúdo diversificado para o público que busca entender sobre inovação em suas diferentes aplicações.

Espaço Rocket

O espaço vai aprofundar a temática da inovação, seus diferentes aspectos e tecnologias.

Espaço Acelera

Um ambiente direcionado aos empreendedores que pretendem acelerar o seu negócio por meio de conhecimento especializado.

Espaço Talentos Do Amanhã

O espaço, que desperta o empreendedorismo e a inovação nas crianças, foi um grande sucesso no ano passado e, por isso, será maior e ainda mais interativo. Lá, os visitantes poderão conferir atividades, jogos e trilhas gamificados de conhecimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui