A Fifa anunciou que a Copa de 2030 terá sede em 3 países: Espanha, Portugal e Marrocos. Apenas os jogos iniciais serão na América do Sul. O torneio será disputado em três continentes pela primeira vez e terá um formato inédito. Haverá três partidas inaugurais na América do Sul. O primeiro deles será no Uruguai, celebrando o centenário do Mundial de 1930. Argentina e Paraguai também receberão uma partida cada.
Assim como em 2026, a Copa do Mundo de 2030 será disputada por 48 seleções. Ao todo, serão 104 partidas, três delas na América do Sul.
Inicialmente, a Conmebol gostaria de receber o torneio de forma integral, como uma comemoração pelos 100 anos da realização do Mundial de 1930, no Uruguai. A candidatura começou com apenas Argentina e Uruguai, mas teve a inclusão do Paraguai e até do Chile, que foi descartado neste último momento.
Com o apoio dos países europeus e africanos, a candidatura de Espanha, Marrocos e Portugal levou a melhor nos bastidores e foi a escolhida pelo Conselho da Fifa. Ciente da derrota, a Conmebol conseguiu negociar com a entidade que regulamenta o futebol internacional para receber ao menos as três partidas inaugurais.
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.