quarta-feira, 12 de junho de 2024
25.9 C
Vitória

Senado convida árbitros de Corinthians x Grêmio para falar sobre o VAR

A Comissão de Esportes do Senado aprovou nessa terça-feira (19) uma audiência pública sobre o VAR do futebol brasileiro. A justificativa é que o encontro auxiliará um projeto de lei, que tramita na Casa desde 2019, que pretende instituir o “Programa de Transparência dos Árbitros Assistentes de Vídeos e dos Áudios no futebol brasileiro”.

Para esta audiência, que ainda será marcada e foi solicitada pelo senador Carlos Portinho (PL/RJ), serão convocados os árbitros que atuaram no jogo entre Corinthians e Grêmio, e que foram afastados pela CBF após não marcarem um pênalti em favor do time gaúcho, mesmo depois de consultarem o VAR.

Foram afastados Emerson de Almeida Ferreira (VAR), Johnny Barros de Oliveira (Assistente VAR 1) e Michel Patrick Costa Guimarães (Assistente VAR 2). Wilton Pereira Sampaio, que apitou o jogo e apitou a Copa do Mundo do Catar, terá a sua situação analisada posteriormente.

Wilton Pereira Sampaio apitou o duelo entre Corinthians x Grêmio na última segunda-feira (18) – Foto: Mauro Horita/Getty Images

Wilson Seneme e Péricles Bassols, presidente da Comissão de Arbitragem da CBF e gerente técnico do VAR, respectivamente, também serão convidados. A presença de outros diretores da CBF, especialistas em direito desportivo e consultores legislativos do Senado também será solicitada.

O projeto de lei em questão sugere que haja a obrigatoriedade de que os vídeos e áudios dos árbitros com a equipe de VAR sejam disponibilizados aos veículos que estejam transmitindo as partidas ao vivo. Porém, ainda é preciso analisar a constitucionalidade do pedido, já que as competições são organizadas por instituição privada e, em tese, não caberia ao Estado legislar sobre esse tema.

Vale ressaltar que a CBF disponibiliza os áudios e vídeos algum tempo depois das partidas.

*Com informações do jornal O Globo

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -