Projeto Social promove aulas de Taekwondo no Centro de Vitória

0
Foto: Redação

O taekwondo tem revelado talentos no Centro de Vitória. Manuela Feliz, treinadora e sócia-proprietária de uma academia na região, oferece aulas para alunos e alunas através de projetos sociais  voltado aos moradores da localidade.

Através dos projetos, ela forma atletas de competição, oferece aulas de defesa pessoal, além de ensinar o poomsae, que são golpes aplicados em uma luta imaginária. Manuela se dedica ao taekwondo há 40 anos e começou a lutar quando ainda era criança.

Manuela ministra as aulas e também coordena dos projetos, o “Força Feminina”, que ensina defesa pessoal a mulheres em vulnerabilidade social e o “Escola de Taekwondo”, que oferece aulas a crianças dos morros da Piedade, Fonte Grande, Moscoso e Capixaba. Ambos os projetos são gratuitos. Os interessados em participar podem entrar em contato no (27) 99755-4084.

Aula na aula do projeto “Força Feminina” – Foto: Redação

Fábio Miguel de 19 anos, é um dos  beneficiados pelo projeto social e disse estar orgulhoso de ter Manuela Feliz como treinadora. Fábio afirmou: “farei de tudo para conseguir os melhores resultados nas competições aqui no estado e fora também”, concluiu.

Andreza Natália, que tem apenas 16 anos, já perdeu as contas de quantas vezes foi campeã estadual. Apesar da pouca idade, a lutadora participa de campeonatos nacionais: “Tentei ser bailarina, mas a preferência pela arte marcial falou mais alto, completou Natália.

No caso de dona Tereza Cristina, de 73 anos, o taekwondo entrou na vida dela há cinco anos, através do incentivo da filha. A dona Tetê, como é carinhosamente conhecida, disse que o maior objetivo é ser graduada com a faixa preta.

Tereza Cristina, aluna de de 73 anos do taekwondo – Foto: Redação

A advogada Isabela Leite participa das aulas de defesa pessoal e está gostando da nova experiência. Paraela, além da qualidade de vida, os treinamentos ajudam a ficar mais atenta nas ruas: “A gente aprende a ter noções de prevenção. Nos deixam mais atentas ao que acontece no dia a dia, principalmente se tratando da violência. Graças a Deus nunca precisei usar as técnicas do taekwondo”, destacou a advogada.

Manuela Feliz tinha sete anos quando resolveu entrar para o mundo das artes marciais. Com 9 anos já participava de competições e aos 15 foi campeã nacional pela primeira vez. Hoje, Manuela acumula no seu currículo três títulos internacionais, cinco nacionais e trinta estaduais.

Manuela Feliz, atleta de Taekwondo, treinadora e idealizadora dos Projetos – Foto: Redação

Além disso, Manuela cursou Educação Física, e é graduada internacionalmente pela Kukkiwon – Coréia do Sul, possui o 6º DAN (grau) desde dezembro de 2021. Manu, como é chamada, por seus amigos e alunos, foi a primeira mulher faixa preta do Estado e também a primeira a se tornar Mestra. Sung Jang Hong, seu mestre desde os sete anos e introdutor do Taekwondo no Espírito Santo, a acompanhou por toda sua vida, até falecer logo que retornou para Coréia do Sul, em março de 2021.

Já como treinadora, teve sua primeira academia nos anos de 1990 em Santa Inês, em Vila Velha. Hoje é moradora do Morro da Piedade, em Vitória. Além de todos os seus títulos dentro do tatame, a atleta também venceu como técnica, acumulando diversos títulos nacionais e internacionais.

No dia 21 de abril, Manuela Feliz comemorou 40 anos de taekwondo e, quanto ao futuro, a treinadora e atleta pretende ir mais longe com novos projetos para 2024. Um deles é a abertura de novas turmas.

O Taekwondo

O taekwondo é uma arte marcial bastante influente na Coréia do Sul. Ele foi desenvolvido pelo mestre sul-coreano Choi Hong Hi, em 1955. Em coreano, a palavra significa “caminho dos pés e das mãos” através da força da mente e todas as suas atividades estão baseadas em táticas defensivas.

É uma arte marcial que originou um esporte de combate. Hoje em dia a modalidade é praticada em todos os continentes e faz parte dos Jogos Olímpicos.

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui