A Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica terminou a Copa do Mundo com quatro medalhas: ouro na prova mista, prata no cinco arcos, bronze no conjunto geral, além do bronze individual de Bárbara Domingos na fita, ao som de Lady Gaga.
Duas atletas do Espírito Santo fizeram parte do conjunto da seleção. São elas: Déborah Medrado, da Escola de Campeãs, da treinadora Mônika Queiroz que também é presidente da Federação de Ginástica-ES e a ginasta Sofia Madeira, do Clube Icesp/Ítalo.
Sofia é treinada por Gizela Batista. Na final individual de bola a capixaba Geovanna Santos, também do Incesp/Ítalo, terminou em quarto. Ela faz parte do projeto Campeões de Futuro da Secretaria de Esportes e Lazer – Sesport.
Foi um resultado inédito na etapa de Cluj-Napoca, na Romênia, encerrada neste domingo. Pela primeira vez na história o Brasil conquistou mais de uma medalha em uma mesma etapa de Copa do Mundo da modalidade.
Na última prova da competição no conjunto misto de três fitas e duas bolas, as meninas brasileiras deixaram para trás a Itália e a Bulgária. Na final dos cinco arcos, a seleção brasileira ficou em segundo. Em primeiro a Itália e em terceiro o México. E o Brasil ficou ainda com o bronze entre os conjuntos.
A repercussão positiva para a equipe brasileira na Copa do Mundo foi tanta que o Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva colocou em suas redes sociais:
Parabéns para o time do Brasil de Ginástica Rítmica pela bela apresentação e o 1º lugar na Copa do Mundo 🥇🇧🇷 https://t.co/HMIS22pjR8
— Lula (@LulaOficial) July 16, 2023
Seleção Brasileira de Ginástica Rítmica de Conjunto:
- Bárbara Galvão
- Déborah Medrado
- Duda Arakaki
- Nicole Pircio
- Sofia Madeira
- Victoria Borges
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.