A Polícia Civil do Rio de Janeiro abriu um inquérito para investigar uma suposta prática de falsidade ideológica pelo jogador Matheus França, de 19 anos, do Flamengo, no processo para tirar a carteira de motorista (CNH).
Segundo a 42ª Delegacia de Polícia (Recreio dos Bandeirantes), o Detran-RJ enviou um relatório indicando possível fraude nas aulas teóricas e práticas que o jogador vinha fazendo em 2022.
A investigação começou na Divisão de Inteligência do Detran. Agentes descobriram que as aulas teóricas foram realizadas num período de 10 dias, entre 16 e 26 de junho de 2022, sempre com o mesmo instrutor, Clécio Luís Gilla da Silva.
Conforme as informações obtidas pelo órgão, algumas dessas aulas teriam ocorrido das 6h às 22h — ou 16 horas seguidas de conteúdo.
Já as aulas práticas de direção feitas pelo jogador constam como ministradas pelos instrutores Renato Silva Figueira e Marcia Ferreira da Costa. O registro do sistema indica que essas aulas, na Autoescola Palu, em Vargem Pequena, ocorreram entre os dias 2 e 12 de agosto de 2022.
No entanto, no dia 2 de agosto, Matheus França estava em São Paulo, concentrado para o jogo contra o Corinthians, pelas quartas de final da Libertadores.
O sistema do Detran indicou que todas as digitais realizadas para o início da aula prática não foram aceitas automaticamente, sendo necessário que um perito efetuasse o registro.
A Corregedoria do órgão, então, solicitou as imagens das digitais capturadas. O caso foi encaminhado à Polícia Civil para tentar descobrir como foi feita essa coleta de dados biométricos.
*Com informações do ge
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.
Redação Mov News
Equipe de jornalismo do MovNews