Brasil vence EUA e fatura bronze na Copa Malmö de goalball feminino

0
Foto: Kelvin Bakos/ CBDV/Agência Brasil

Pelo segundo ano consecutivo, a seleção brasileira feminina de goalball fatura a medalha de bronze na tradicional Copa Malmö, na Suécia, com vitória sobre os Estados Unidos, maior campeão do torneio, com nove títulos. A disputa pelo terceiro lugar ocorreu no domingo (21), com vitória das brasileiras por 4 a 2 (dois gols de Kátia, um de Jéssica e outro de Dani Longhini). O ouro ficou com Turquia, que venceu Israel por 13 a 9.

“Fico muito feliz em estar retornando. A gente conseguiu ajustar nossa defesa e esse campeonato foi muito importante para nossa preparação, nossa harmonia dentro de quadra. Com certeza, nos próximos torneios subiremos no lugar mais alto do pódio”, afirmou a ala Carol Duarte, em depoimento à Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV), que não atuava pela seleção desde a Paralimpíada de Tóquio..

Criada há 23 anos, a Copa Malmô reuniu este 10 seleções. Além do Brasil, comandado pelo técnico Gabriel Goulart, o torneio reuniu Dinamarca, Canadá, Israel e Ucrânia), a chave A tem Estados Unidos, Japão, Grã-Bretanha, Turquia e França.

Para chegar à disputa pelo bronze, a seleção somou quatro vitórias, um empate e uma derrota. Na sexta (19), as brasileiras estrearam com goleada sobre a Ucrânia (10n a 0), depois empataram 7 a 7 com Israel, No dia seguinte, venceram a Dinamarca por 8 a 5 e superaram o Canadá por 10 a 4. Na semifinal contra a Turquia – que na sequência conquistaria o título – o Brasil foi derrotado por 7 a 4.

A participação do país na Copa Malmö faz parte da preparação da equipe, que busca uma vaga nos Jogos de Paris. Serão apenas oito equipe na capital francesa. A seleção terá duas possibilidades de assegurar a vaga: a primeira nos Jogos Mundiais da IBSA (da IBSA (Federação Internacional de Esportes para Cegos) em agosto, na Inglaterra; e no Parapan-Americano, em novembro, no Chile.

“A gente está muito satisfeito com mais uma participação nesta competição tão tradicional”, destacou Goulart. “As melhores do mundo estão aqui, então é muito importante estarmos entre elas. Conseguimos colocar em prática nossas formações e, em algumas situações de estarmos atrás no placar, revertemos e administramos as vitórias. Foi muito bom ver a união das meninas, a equipe querendo jogar junto. Isto será fundamental para conseguirmos a vaga à Paralimpíada”, finalizou o treinador.

*Com informações de Agência Brasil

Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.

Avatar
Redação Mov News

Equipe de jornalismo do MovNews

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui