O segundo treino livre para o GP da Arábia Saudita da F1 2023 terminou quase da mesma forma que o primeiro. Max Verstappen foi novamente o melhor em Jidá, com volta de 1m29s603 – mas desta vez, Alonso se colocou entre o holandês e Sergio Pérez no top 3. O espanhol ficou em segundo, a 0s208 do atual bicampeão, com Pérez em terceiro.
Esteban Ocon deu um salto de desempenho em comparação ao TL1, abrindo o restante da tabela de tempos, em quarto. George Russell foi a Mercedes mais bem colocada, em quinto, seguido por Pierre Gasly e Lance Stroll.
As duas Ferrari fecharam o top 10, com Charles Leclerc em nono e Carlos Sainz em décimo. Lewis Hamilton, por sua vez, terminou em 11º com o W14.
Na McLaren, o panorama interno se inverteu: se Lando Norris ficou na lanterna do TL1, o britânico subiu para a 12ª posição neste segundo treino. Oscar Piastri, por sua vez, caiu para o 19º lugar, à frente apenas de Valtteri Bottas.
O terceiro treino livre e a classificação para o GP da Arábia Saudita da F1 2023 acontecem neste sábado, a partir das 10h30 (horário de Brasília).
O treino
Com o cair da noite saudita – e as condições climáticas já próximas do que será visto no domingo, na corrida -, ninguém quis perder tempo. Lance Stroll liderou a fila dos pilotos que deixavam o pitlane; Sergio Pérez foi o único, em um primeiro momento, a permanecer na garagem.
Carlos Sainz, sétimo na sessão inicial, foi quem registrou a primeira marca de médios, com 1m31s080. Calçando os mesmos compostos, Max Verstappen logo assumiu a liderança. Ao fim dos primeiros giros das Aston Martin, Lance Stroll fez a segunda melhor marca, com Fernando Alonso tomando o topo do treino na sequência. A diferença entre o espanhol e o holandês era de 0s1.
Na saída da última curva do circuito, Verstappen quase beijou o muro – foi neste mesmo lugar que o piloto da RBR desperdiçou uma volta que lhe daria chances de pole position, em 2021. Desta vez, o giro foi suficiente para alçar o holandês novamente ao primeiro lugar, com 1m30s058. Pérez completou volta em 1m30s428 e subiu para segundo; Max melhorou sua marca para 1m29s952, com Alonso fechando o top 3.
O bicampeão espanhol inaugurou os testes com pneus macios no pelotão da frente. Os compostos faixa vermelha lhe renderam uma volta a apenas 0s033 de Verstappen, com o segundo tempo geral. Pérez passou a liderar o TL2 quando baixou da casa dos 1m30, mas Max recuperou a primeira posição: 1m29s603.
A cerca de 25 minutos do fim, Alonso desbancou Pérez pela vice-liderança do TL2, a 0s208 do tempo registrado por Verstappen. Pouco depois, George Russell surgiu em quarto com a Mercedes; Lewis Hamilton era o 11º.
Último colocado no TL1, Lando Norris viu a situação interna na McLaren se inverter – desta vez, o britânico foi quem ficou à frente do companheiro Oscar Piastri. A pouco mais de 15 minutos do fim, Norris ocupava a 12ª posição, enquanto o australiano era o vice-lanterna.
Nyck de Vries, único dos calouros sem experiência na pista da Arábia Saudita, foi advertido pela direção de prova por atravessar a linha no pitlane. Mesmo assim, o holandês terminou em 17º, superando Logan Sargeant (Williams) e Piastri.
Com 1m30s039, Esteban Ocon subiu para quarto e empurrou George Russell para baixo. A menos de 10 minutos do fim, Charles Leclerc era o nono, com Carlos Sainz fechando o top 10; ambos registraram as marcas de pneus macios.
O monegasco abriu novos giros de pneus médios, mas sem melhoria no tempo de volta. A diferença na primeira metade do grid ficou apertada: entre Verstappen e Hamilton, primeiro e 11º colocados, o intervalo foi de menos de 1s.
*As informações são do GE
Receba as principais notícias do dia no seu WhatsApp! Basta clicar aqui.
Redação Mov News
Equipe de jornalismo do MovNews