O ex-pugilista brasileiro, Éder Jofre, morreu neste domingo (2), aos 86 anos. A informação foi compartilhada no perfil do ex-atleta no Instagram. Familiares informaram que Jofre estava internado desde março em uma clínica em Embu das Artes, São Paulo, por causa de pneumonia.
A família ainda não divulgou onde e quando será o sepultamento do ex-pugilista.
História
Éder Jofre era considerado o maior boxeador peso galo brasileiro. Ele foi campeão mundial da categoria entre 1960 e 1965. Em 1973, conquistou o título mundial como peso pena, uma categoria acima do peso galo.
O tricampeão mundial dos pesos pena e galo foi o primeiro brasileiro a deter um cinturão de relevância mundial no boxe. Conhecido também como o “Galo de Ouro”, ele entrou em 2021 para o Hall da Fama do Boxe da Costa Oeste dos Estados Unidos.
Foi no São Paulo Futebol Clube que ele começou a carreira de boxeador, tendo como técnico o próprio pai, Kid Jofre.
Como atleta são-paulino, ganhou os primeiros campeonatos paulista e brasileiro que disputou. O ex-atleta foi representar o Brasil nas Olimpíadas de 1956, em Melbourne, na Austrália.
O São Paulo Futebol Clube homenageou Jofre em seu perfil no Twitter.
“O São Paulo Futebol Clube, com imensa tristeza, lamenta o falecimento do campeão Eder Jofre na madrugada deste domingo, 2 de outubro, em Embu das Artes (SP), em decorrência de pneumonia”, escreveu em publicação.
O galinho de ouro Eder Jofre é o maior nome do boxe brasileiro. Detentor de três cinturões mundiais, foi campeão mundial pela AMB em 1960, campeão unificado AMB e UEB em 1962 e mundial pelo CMB em 1973. pic.twitter.com/oeVcsiSOTH
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) October 2, 2022
Redação Mov News
Equipe de jornalismo do MovNews