Espanha e Portugal anunciam Ucrânia na ‘candidatura europeia’ para a Copa de 2030

0
Os países sede da Copa de 2030 serão anunciados no 74º Congresso da FIFA, em 2024. Foto: Denis Balibouse.

Portugal e Espanha anunciaram a adesão da Ucrânia em sua candidatura conjunta para organizar a Copa do Mundo de 2030, nesta quarta-feira (5). A ação visa dar esperança e mostrar solidariedade ao país afetado pela guerra.

“Hoje é um momento inicial em que gostaríamos de apresentar ao mundo esta candidatura europeia”, afirmou Luis Rubiales, presidente da RFEF, em coletiva de imprensa juntamente aos dirigentes da FPF, Fernando Gomes, e da UAF, Andriy Pavelko, na sede da UEFA, localizada na cidade suíça de Nyon.

“Todos desejamos que em 2030 a guerra já tenha acabado”, afirmou o presidente da FPF, que acrescentou que mesmo quando as hostilidades terminarem, a “Ucrânia precisará da nossa ajuda e estaremos lá. Ajudar os ucranianos significa integrá-los em projetos dessa dimensão, dar esperança em relação ao futuro”, afirmou Gomes.

A candidatura europeia não é a única a disputar a competição. Em agosto de 2022, Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai anunciaram seu projeto para sediar a edição comemorativa de 100 anos do torneio.

A ideia de uma Copa do Mundo de futebol “foi pensada, analisada e colocada em prática aqui no Uruguai há quase 100 anos” e “tornou-se a maior celebração mundial do esporte”, afirmou o então presidente da Associação Uruguaia de Futebol (AUF), Ignacio Alonso.

Por isso, “é justo organizar o Mundial de 2030 no lugar onde tudo começou”, completou.

Grécia, Egito e Arábia Saudita também estariam em negociações para promover outra candidatura ao evento.

Os organizadores da Copa de 2030 serão anunciados no 74º Congresso da FIFA, em 2024.

A Copa deste ano começa dia 20 de novembro, no Catar e a de 2026 será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México.

 

Carlos Mobutto
Carlos Mobutto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui