domingo, 14 de agosto de 2022
17.1 C
Vitória

Estádio Robertão será vendido para Serra quitar dívida milionária

O Serra está sob risco de perder sua casa, o estádio Robertão. De acordo com o presidente Ervinio Ferreira, o Cobra-Coral não tem outra saída senão vender o Alçapão Tricolor para evitar que o mesmo vá a leilão. Com uma dívida milionária, o clube planeja construir um novo lar, mas, para isso, dependerá de acordo com a Prefeitura, que deve publicar ainda nesta quinta-feira (4) o decreto de desapropriação da praça esportiva, que vai dar lugar à Universidade da Criança.

“[A desapropriação] Não vai prejudicar. O Serra já está prejudicado. O clube tem uma dívida de R$ 3 milhões. Se não pagar, vai a leilão. O estádio já está penhorado pela Justiça”, declarou o mandatário, culpando administrações anteriores pelos parcos recursos em caixa e sem enxergar luz no fim do túnel: “Saída deve ter um monte, mas quem vai apontar a saída?”.

O presidente afirmou desconhecer os valores envolvidos. “Tem um valor venal que é da Justiça, que está penhorado, e tem o valor venal que é do município. O prefeito vai entrar em acordo e vai deliberar um valor, mas não foi passado ainda. Tem um valor penhorado, um valor de Justiça”, disse, acrescentando em seguida que somente a advogada do clube conhece as cifras envolvidas nos documentos.

Nova casa?

Apesar do tom de resignação, Ervinio é taxativo ao dizer que o Serra não ficará desabrigado. Segundo ele, clube e prefeitura negociam a cessão de um terreno para construção de novo estádio. “Não tem [risco] não. O Serra vai construir outro estádio. O prefeito vai abrir concessão de espaço. Está em conversa ainda”, garante.

A informação foi confirmada pelo Executivo, que, em nota, destacou a existência de áreas disponíveis no município para cessão de uso para o clube, que já está avaliando os pontos. “A negociação está transcorrendo de forma amigável”, diz o comunicado enviado à reportagem.

Questionado se o Serra disputará o próximo campeonato capixaba, Ervinio não titubeou. “Com certeza [vai participar], na Primeira Divisão ainda”, e prosseguiu. “Se não entrar, cai”.

Tricolor

Penúria não é novidade no futebol, e a situação do Serra também não é inédita. Maior campeão capixaba do século XXI com seis títulos do estadual da Primeira Divisão (1999, 2003, 2004, 2005, 2008 e 2018) e dois da Segunda (1997 e 2001), o Tricolor Serrano conquistou seu lugar entre as grandes forças do esporte capixaba.

A tradição do Serra no futebol do estado é anterior à profissionalização do clube, ocorrida em 1997, ano em que estreou na segunda divisão do Capixabão – já sagrando-se campeão. Situado na região de Serra Sede, o estádio foi erguido entre 1930 e 1931.

Seu nome é uma homenagem ao goleiro Roberto Siqueira Costa, que defendeu o Cobra-Coral na década de 1980, ainda nos anos do futebol amador. O legado começou a ser construído naqueles anos, quando o Tricolor conquistou três dos seus quatro títulos de Supercampeonato Serrano (1985, 1987 e 1989, sendo o último em 1996).

Repercussão

A iminente venda do estádio para o município divide opiniões. Os jornalistas esportivos Jorge Buery e Fernando Zambom transmitiram jogos inesquecíveis no Robertão. Ambos concordam sobre a importância da praça para o esporte local, especialmente da Serra, mas divergem sobre a desapropriação como solução.

  • Jorge Buery

“A situação do Serra já vem se deteriorando há algum tempo. A diretoria tem muita dificuldade para confirmar o time nos campeonatos, e a gente vê que o Serra é sempre um dos que mais se atrasam para começar as temporadas. A situação do estádio Robertão também já é muito conhecida. Acho que a prefeitura desapropriando o local vai aproveitar bastante, porque é uma região valorizada e centralizada.

Seria melhor que a prefeitura pagasse parte em dinheiro e construísse ela própria um estádio, dando em troca ao Serra. Aí seria a garantia de que esse novo estádio realmente será concluído. Para o Serra é muito bom, porque o clube tem uma torcida apaixonada, que gosta do futebol e o Serra tem uma grande tradição já formada no futebol capixaba. Vida longa ao Tricolor!”

  • Fernando Zambom

“A venda do estádio Robertão para o município da Serra não parece ter sido uma boa solução. O ideal é que fosse feito com o Robertão o mesmo que aconteceu com o estádio do Volta Redonda (Raulino de Oliveira). O município assumiu o estádio, hoje um modelo. O Volta Redonda utiliza quando precisa e toda a comunidade tem benefícios no Estádio da Cidadania. Tem piscina, academia para a terceira idade, atendimento médico e uma série de outros benefícios para a comunidade.

Veja o que deve acontecer: o Serra vai receber o dinheiro pela venda do Robertão, esse dinheiro vai ser usado para pagar algumas dívidas, o que sobrar o clube vai investir aqui e ali no futebol e, daqui a pouco, quando olhar o saldo na conta, não vai ter absolutamente mais nada. O mesmo que aconteceu com o Rio Branco quando da venda do Kleber Andrade. Tá aí, ninguém sabe, não houve nenhuma melhoria. O Rio Branco não cresceu, não evoluiu, não fez um centro de treinamento, enfim. Essa não foi uma boa solução, com certeza.

O ideal era o município assumir o estádio, providenciar melhorias e o dinheiro, aí sim, ser usado para pagar as dívidas emergenciais e o restante ser empregado na construção de um centro de treinamento, para que o Serra pudesse executar suas atividades e desenvolver o futebol no município.”

Educação

A Prefeitura da Serra prepara uma solenidade de desapropriação do estádio Robertão. O ato público será realizado no hotel Serra Grande, às 14h. De acordo com a Secretaria de Educação do município, o terreno abrigará duas unidades educacionais.

“A secretaria de Educação da Serra reforça que a Universidade da Criança, que será criada no local, consiste na coexistência territorial de um CMEI (Centro Municipal de Educação Infantil) e uma EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental), possibilitando que a criança termine a educação infantil e possa ingressar no fundamental sem a necessidade do deslocamento, considerando a idade”, esclareceu a pasta em nota.

 

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Moderação de comentário está ativada. Seu comentário pode demorar algum tempo para aparecer.

Relacionados

- Publicidade -