quinta-feira, 28 de março de 2024
28.8 C
Vitória

Automobilismo pode estrear nas Olimpíadas de 2028

O Comitê Olímpico Internacional (COI) convidou nove federações internacionais para apresentarem propostas para a inclusão de suas respectivas modalidades no programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 2028.

São elas: críquete, breaking, beisebol/softball, flag football (futebol americano sem os impactos), lacrosse, caratê, kickboxing, squash e… automobilismo. Sim: pela primeira vez na história o COI está cogitando a entrada de um esporte a motor nas Olimpíadas.

A notícia é resultado direto do trabalho de Jean Todt, ex-presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA). A entidade finalmente foi reconhecida pelo COI em 2012.

A aproximação do esporte com as Olimpíadas ganhou força com o projeto do suíço Peter Bayer, ex-secretário-geral para o automobilismo e que deixou a federação em junho deste ano.

Para uma disputa nos moldes do que o COI deseja, a ideia seria usar os karts elétricos, criados em 2016, em um modelo parecido com o da classe Laser da vela, com veículos padronizados e fornecidos pela organização. Seria uma competição ecologicamente correta e que vai ao encontro do que se acredita para o futuro da mobilidade urbana. As informações são do GE.

O kart elétrico que foi usado na demonstração nos Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires, em 2019 — Foto: Divulgação
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

- Publicidade -